Política

TRE sorteia urnas da votação paralela neste sábado em Campo Grande

Nícholas Vasconcelos | 26/10/2012 19:51

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) vai sortear neste sábado (27) as urnas que serão utilizadas na votação paralela do segundo turno em Campo Grande. Os equipamentos serão escolhidos a partir das 9h no plenário, na sede do Tribunal na Capital.

A votação é realizada por meio de amostragem e serve para identificar o funcionamento normal das urnas eletrônicas. Todo esse processo é acompanhado por representantes de partidos políticos, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e do Ministério Público

No sorteio de amanhã, serão duas urnas da Capital, que seriam utilizadas nas eleições oficiais. Os equipamentos serão retiradas dos presidentes de seção e serão substituídas por outros.

Segundo a Justiça Eleitoral, o procedimento é adotado para confirmar a segurança da urna eletrônica e ocorre sempre no dia da eleição. No mesmo dia e hora da votação oficial, fiscais verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital.

Os participantes revelam aos fiscais em quem votarão, antes de registrar no equipamento, e depois digitam sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.

Em seguida, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. Todos esses passos são filmados e o objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.

 

Nos siga no Google Notícias