Política

TRE define nos próximos dias nova eleição em Corguinho

Redação | 03/02/2009 14:21

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) deve definir nos próximos dias a data da nova eleição que acontecerá em Corguinho, cidade distante 78 quilômetros de Campo Grande.

O tribunal estava aguardando apenas a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o registro da candidatura do prefeito eleito do município, Ubaldo Ribeiro Lopes (PP).

O TSE acabou rejeitando ontem recurso apresentado pelo prefeito contra decisão do ministro Marcelo Ribeiro, que negou o seu registro de candidatura.

A decisão foi tomada porque, no momento do pedido feito à Justiça Eleitoral, o pré-candidato estava com os seus direitos políticos suspensos, devido à sentença condenatória transitada em julgado.

Agora, com a decisão definitiva do TSE, só resta ao novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Luiz Carlos Santini, definir a data da nova eleição. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, hoje haverá sessão plenária e o assunto deve ser discutido pelos nove membros.

A prefeitura de Corguinho está sendo comandada pelo presidente da Câmara, Teóphilo Barboza Massi (PDT). O segundo colocado na eleição não pode assumir a vaga de prefeito porque Ubaldo havia sido eleito com mais de 50% dos votos válidos.

Ubaldo Lopes foi condenado em 1999 por transporte de eleitores, mas pediu a nulidade alegando que o processo estava cheio de vícios. Ele participou da eleição graças a uma liminar.

Nos siga no Google Notícias