Política

Trad confirma sanção de projeto que congela IPTU para 2013

Aline dos Santos e Carlos Martins | 15/12/2012 10:55
Prefeito conta que não terá tempo hábil para enviar os carnês. (Foto: Luciano Muta)
Prefeito conta que não terá tempo hábil para enviar os carnês. (Foto: Luciano Muta)

O IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) vai ficar mesmo congelado para 2013, primeiro ano de gestão do prefeito eleito Alcides Bernal (PP). Hoje, o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) afirmou que vai sancionar o projeto com 0% de reajuste. Ele justifica não ter tempo hábil para votação de um veto, pois restam três sessões para o encerramento do ano legislativo.

“Se eu vetar, volta para a Câmara, que pode derrubar o veto”, lembra o prefeito. Desta forma, atrasaria a distribuição dos mais de 400 mil carnês do imposto. O projeto enviado por Trad ao Legislativo municipal previa reajuste de 5,31% para terrenos, permanecendo congelado para o valor da construção. No entanto, os vereadores aprovaram uma emenda, que, posteriormente, mudou a redação do projeto, fixando a alíquota em 0% de aumento.

Na votação, os vereadores justificaram que a cobrança de 1% da dívida ativa, que alcança R$ 1,2 bilhão, já compensaria a receita que deixará de entrar para os cofres públicos sem o reajuste. Para Trad, a arrecadação do débito dos inadimplentes depende de ações que o novo prefeito fizer. Na gestão do peemedebista, foram sorteados prêmios como imóveis e veículos para estimular o pagamento à vista.

“A adimplência foi recorde entre as capitais: 85%”, afirma Nelsinho. Na manhã deste sábado, Nelsinho Trad inaugurou o Relógio das Flores, no cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Lúdio Martins Coelho.

Nos siga no