Política

TJ/SP revoga prisão preventiva de Francisco Lagos e Cance Júnior

Fabiano Arruda | 26/05/2011 15:35
Aurélio Cance Júnior ganha liberdade após uma semana preso. (Foto: EPTV)
Aurélio Cance Júnior ganha liberdade após uma semana preso. (Foto: EPTV)

O TJ/SP Tribunal de Justiça de São Paulo revogou na tarde desta quinta-feira a prisão preventiva de Aurélio Cance Júnior, ex-diretor da Sanesul e da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), e Francisco de Lagos, que foi secretário de Cultura em Campo Grande, na prefeitura de Lúdio Coelho.

Segundo informações do grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), o benefício foi analisado por uma comissão composta de três desembargadores.

Cance Júnior e Lagos formam a chamada “República de Mato Grosso do Sul”, que caiu na sexta passada durante operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e Ministério Público em Campinas (SP).

O ex-diretor da Sanesul, que foi exonerado da Sanasa nesta quinta, estava preso desde então, enquanto Lagos era considerado foragido, já que tinha mandado de prisão e não chegou a ser preso.

O ex-prefeito de Corumbá, Ricardo Chimirri Cândia, que atuou como ex-diretor de Planejamento da Prefeitura de Campinas (SP), e, também é um dos envolvidos no caso. O depoimento dele era esperado para o início desta tarde. A defesa de Cândia esperava que ele fosse liberado.

O caso - As suspeitas sobre as fraudes foram reveladas em setembro de 2010 após operação do Gaeco, que prendeu uma quadrilha que fraudava contratos em diversas prefeituras, como Indaiatuba, Hortolândia e Campinas. O esquema teria gerado prejuízo de R$ 615 milhões aos cofres públicos dos municípios.

As investigações mais recentes do caso Sanasa envolviam a filha de Ricardo Cândia, Rafaela Costa Candia, que tinha terrenos em seu nome, locais onde a prefeitura autorizou a instalação de torres de telefonia celular.

O aluguel de 14 terrenos para instalação de antenas de celular em Campinas poderia render por mês até R$ 112 mil para a empresa CD Empreendimentos, que tem como sócia Rafaela.

Rafaela também figura como sócia da RP incorporações Ltda., que teve seu pai como acionista majoritário até 2008.

Nos siga no