Política

Tenente Portela deixa prefeitura após reunião com Bolsonaro e Rafael Tavares

Presidente do PL MS diz que decisão sobre pré-candidatura à prefeitura é do ex-presidente

Por Caroline Maldonado | 14/03/2024 09:06
Pré-candidato a prefeito de Campo Grande, Rafael Tavares; ex-presidente Jair Bolsonaro; e presidente do PL MS, Aparecido Andrade Portela, o "Tenente Portela". (Foto: Divulgação/PL)
Pré-candidato a prefeito de Campo Grande, Rafael Tavares; ex-presidente Jair Bolsonaro; e presidente do PL MS, Aparecido Andrade Portela, o "Tenente Portela". (Foto: Divulgação/PL)

Após seis meses da nomeação, o chefe da Defesa Civil de Campo Grande, Aparecido Andrade Portela, conhecido como Tenente Portela, abriu mão do cargo para se dedicar inteiramente ao trabalho à frente do diretório municipal do PL (Partido Liberal) em Campo Grande. 

A exoneração ainda não foi publicada, mas Portela deu a notícia um dia após participar de reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-deputado estadual Rafael Tavares (PL), pré-candidato a prefeito de Campo Grande nas eleições deste ano. 

O eleitorado tem pressionado o partido para lançar candidatura própria ao invés de fazer alianças, por isso a saída de Portela da prefeitura deixa os correligionários mais confortáveis, já que a prefeita também é pré-candidata buscando a reeleição. 

Portela disse que "Campo Grande merece uma direita forte e unida". “O meu lado é o lado que o presidente Bolsonaro indicar. Agora, vou me dedicar inteiramente na construção do PL Campo Grande e para isso abri mão da chefia da Defesa Civil Municipal”, disse Portela em resposta a um seguidor que pediu explicações. 

Portela é suplente da senadora Tereza Cristina (PP) e antes de ser nomeado na prefeitura estava trabalhando no gabinete do deputado estadual João Henrique Catan (PL), outro nome que está à disposição do partido para uma possível candidatura a prefeito e até já foi mencionado por Bolsonaro como provável candidato.  

Cabe ao ex-presidente a decisão de qual será o candidato do PL em Campo Grande, segundo Portela. 

Tavares deixou o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), filiando-se ao PL após ter o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) porque o partido não cumpriu adequadamente a cota de gênero de 30% das vagas dos candidatos para mulheres. 

"Sou pré-candidato a prefeito de Campo Grande pelo PL. Tivemos apoio do presidente estadual Marcos Pollon; presidente municipal Tenente Portela e, na última terça-feira, o presidente Bolsonaro apoiou o meu nome", disse Rafael Tavares sobre a reunião com o ex-presidente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no