Política

Sistema de totalização de votos será apresentado amanhã

Redação | 03/10/2008 15:12

O sistema de totalização dos resultados das Eleições 2008 será apresentado amanhã, às 15h, pelo presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), Oswaldo Rodrigues de Melo, e pelo corregedor regional eleitoral, desembargador Elpídio Helvécio Chaves Martins.

Pela manhã, às 9h, o presidente da Comissão de Auditoria da Urna Eletrônica, juiz Vladimir Abreu da Silva, irá sortear duas urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação paralela. Esta forma de votação é realizada desde 2002 por todos os tribunais regionais eleitorais. A votação paralela serve para verificar se o somatório está de acordo com a urna eletrônica e se o voto digitado pelo eleitor é realmente computado.

Idênticos - Durante a semana, os fiscais dos partidos votaram em cédulas de papel, depositadas na urna de lona. Amanhã, a urna de lona será lacrada. No domingo, dia das eleições municipais, o primeiro passo será abrir a urna, retirar uma cédula qualquer e digitá-la primeiro num programa no computador e, depois, em duas urnas eletrônicas sorteadas.

Ao final dessa votação, serão emitidos os boletins das duas urnas e o relatório do sistema do computador, os resultados devem ser idênticos.

Nos siga no Google Notícias