Política

Oito candidatos dão largada à disputa pelo Governo

Agora cabe à Justiça Eleitoral analisar e aprovar cada candidatura

Jéssica Benitez | 05/08/2022 20:42

Foi dada a largada oficial à corrida eleitoral em Mato Grosso do Sul. Após o fim do prazo para realização de convenção partidária, o estado tem estruturado o cenário que deve prevalecer até outubro quando de candidatos os mais votados passam a eleitos. Ao todo oito nomes encabeçam as chapas majoritárias.

Entram na briga o ex-governador André Puccinelli (MDB) com Tania Garib como vice, o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) com Viviane Orro, a deputada federal Rose Modesto (União Brasil) com Alberto Schlatter, o ex-secretário de Estado Eduardo Riedel (PSDB) com José Carlos Barbosa, o deputado estadual Renan Contar (PRTB) com Humberto Figueiró, a advogada Giselle Marques (PT) com Abílio Vaneli e o também advogado Adonis Marcos (Psol) com Ilmo de Oliveira. O último a oficializar a candidatura foi o PCO (Partido da Causa Operária) q que lançou o líder indígena guarani kaiowá Magno Souza, que tem como vice o professor de História Carlos Martins.

Os candidatos ao Senado são a deputada federal Tereza Cristina (PP) na chapa de Riedel, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) na chapa de Rose, o ex-juiz Federal Odilon de Oliveira (PSD) na chapa de Marquinhos, o professor universitário Tiago Botelho (PT) na chapa de Giselle, Anizio Tocchio (Psol) na chapa de Adonis e o jornalista Jeferson Bezerra (Agir). Vale ressaltar que todas as candidaturas serão analisadas e aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Alianças – O MDB não lançou nome para senador e sai em chapa pura com 25 candidatos para deputado estadual e 9 para federal. O União Brasil fechou aliança com o Podemos com oito candidatos a deputado federal e 20 para estadual.

A federação PSDB e Cidadania terá 9 candidatos à Câmara Federal e 25 à Assembleia Legislativa e caminha com PP, PL, Republicano, PSB e PDT. O PSD se aliançou ao Patriotas e terá 10 candidatos a deputado federal e 20 para estadual.

O PTRB se uniu ao Avante e a chapa terá 25 candidatos para deputado estadual e 9 para federal. O PT, junto com PCdoB e PV, também definiu 10 candidatos ao cargo de deputado federal e 20 para deputado estadual. A Federação Rede PSOL também lançou 9 candidatos ao cargo de deputado federal e 25 para deputado estadual.

Calendário – A partir do dia 16 de agosto fica permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet, além da realização de comícios, utilização de aparelhagem de som, distribuição de material gráfico com número e nome de urna e funcionamento dos comitês de campanha.

Rose Modesto durante convenção do União Brasil (Foto Alex Machado)
Marquinhos Trad durante convenção do PSD (Foto Henrique Kawaminami)
Eduardo Riedel durante convenção do PSDB (Foto Kísie Ainoã)
André Puccinelli durante convenção MDB (Foto Marcos Maluf)
Giselle Marques em evento do PT (Foto Jhefferson Gamarra)
Renan Contar durante convenção do PRTB (Foto Alex Machado)
Adonis Marcos em convenção do Psol (Foto Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias