Política

Senadores votam nesta terça novas regras eleitorais

Redação | 07/09/2009 07:40

A Comissão de Constituição e Justiça e o Plenário do Senado votam amanhã as novas regras eleitorais que passam a valer já para as eleições de 2010.

O texto a ser discutido foi aprovado pela Câmara e vai a votação no Senado com algumas alterações sugeridas pelos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE), relatores da proposta.

As alterações inseridas na matéria foram sugeridas em audiências públicas realizadas com autoridades especialistas no assunto e de sugestões contidas em um total de 74 emendas dos senadores. Entre elas, as seguintes:

Impressão do voto: o projeto da Câmara inseria a obrigatoriedade de impressão dos votos que seriam depositados em urnas que depois seriam lacradas. No texto do Senado, a impressão dos votos não está prevista.

Uso da internet: O texto da Câmara previa o uso da rede, inclusive para a doações de campanha. Agora, no Senado, substitutivo foi apresentado para liberar também propaganda paga em sites de notícias, o que foi vetado na Câmara.

Voto em trânsito: os deputados sugeriam a adoção do voto em trânsito, que poderia ser feito em todas as capitais do país, para os cargos de Presidente da República e seu vice. O texto do Senado retira essa possibilidade.

Nos siga no Google Notícias