Política

Senadores retomam discursos em processo de impeachment de Dilma

Michel Faustino | 11/05/2016 13:28
O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) foi o primeiro a falar na retomada do processo de impeachment. (Foto: Reprodução/TV Senado)
O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) foi o primeiro a falar na retomada do processo de impeachment. (Foto: Reprodução/TV Senado)

A sessão de votação do impeachment de Dilma Rousseff (PT), que deve ocorrer ao longo desta segunda-feira (11), foi retomada há pouco depois de ser interrompida por pouco mais de 2h. Antes da paralisação, apenas cinco dos 68 parlamentares inscritos haviam discursado. A sessão pode ser acompanhada ao vivo clicando aqui.

Neste momento, quem faz o uso da palavra é o senador Zezé Perrela (PTB-MG). Antes dele, o primeiro a discursar no retorno, foi o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Os dois senadores de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet e Waldemir Moka, ambos do PMDB, devem discursar ainda nesta tarde. Eles são, respectivamente, o 15º e 27º a defender o afastamento da presidente.

Sessão - Desde o início da sessão, que começou com uma hora de atraso, os discursos têm sido contra o impeachment, com parlamentares argumentando e pedindo a suspensão do processo até que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue o mandado de segurança impetrado pelo governo. A solicitação foi negada. Opositores do governo defendem a continuidade do processo e dizem que Dilma ofendeu a lei de responsabilidade fiscal.

Se aprovado hoje, Dilma será afastada por até 180 dias e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assume, quando começa a contar o prazo da apuração do processo em sim, com o recolhimento de provas e defesa da presidente. No fim deste prazo, uma nova votação ocorre; se ficar comprovado que Dilma cometeu irregularidades, ela deixa o cargo definitivamente, se ela for inocentada, volta para a presidência.

Nos siga no