Política

Senador busca solução para telefonia celular no Pantanal

Redação | 17/08/2008 17:41

Em reunião neste final de semana, em Campo Grande, o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) discutiu alternativas para implantação do sinal de telefonia celular na região do Pantanal. Durante conversa com a direção regional da empresa Brasil Telecom e membros da diretoria do Sindicato Rural de Corumbá foram anunciadas ações para a melhoria da situação de quem vive ou tem negócios nas regiões mais distantes do Pantanal sul-mato-grossense.

O encontro havia sido solicitado ao parlamentar pela diretoria do sindicato, após reunião realizada na última terça-feira (12), em Corumbá. A ausência do sinal de celular na região, segundo o líder sindical Pedro Lacerda, já contribuiu até para a morte de pessoas que precisavam de atendimento médico com urgência e a comunicação não pôde ser feita a tempo, sendo que apenas o rádio amador funciona no local.

A Brasil Telecom anunciou que estão sendo instalados equipamentos no Morro do Paxixi, em Aquidauana, dotados de tecnologia capaz de ampliar o alcance do sinal retransmitido pelas antenas que cobrem o Pantanal. Ainda em fase de testes, os aparelhos podem dobrar a abrangência do sinal, dos 35 atuais para 70 quilômetros. Desta maneira, a empresa acredita que possa ser resolvido o problema em quase todo o Pantanal.

O parlamentar afirmou que também vai marcar audiência com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, para pedir que o governo desenvolva um projeto para oferecer atendimento pleno de telefonia à região, usando recursos do FUST (Fundo de Universalização do Sistema de Telecomunicações).

Além disso, Delcídio pretende atuar junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para que seja mantida a propagação do sinal analógico de telefonia celular no Pantanal, até que seja definitivo o sistema digital em teste pela Brasil Telecom.

Nos siga no Google Notícias