Política

Sem atos previstos no Estado, presidenciáveis de MS vão protestar em São Paulo

Simone Tebet e Mandetta vão participar das manifestações contra Bolsonaro neste domingo

Nyelder Rodrigues | 11/09/2021 18:38
Ex-ministrou usou jaleco do SUS para fazer convocação para atos em SP (Foto: Reprodução/Instagram)
Ex-ministrou usou jaleco do SUS para fazer convocação para atos em SP (Foto: Reprodução/Instagram)

A senadora Simone Tebet (MDB) e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) são dois dos sul-mato-grossenses que estarão neste domingo (12) em São Paulo (SP) nas manifestações organizadas pelos movimentos Vem Pra Rua e MBL (Movimento Brasil Livre) contra a atual gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Sem manifestações previstas para acontecer em Mato Grosso do Sul, os presidenciáveis do Estado - Simone é três-lagoense, enquanto Mandetta é campo-grandense, e ambos tem o MS como berço eleitoral - vão participar dos atos em outro local.

Tanto no caso de Mandetta como no de Simone, a ida às manifestações ocorrerá na avenida Paulista, local onde serão concentrado o movimento paulistano encabeçado pelo MBL e pelo Vem Pra Rua. O ex-ministro da Saúde, inclusive, fez postagem chamando seguidores para participar do evento em São Paulo.

"Quem vamos? Estarei na Av. Paulista em São Paulo", frisa em postagen no seu perfil ofcial do Instagram. Na imagem que ilustra o texto, Mandetta aparece com o uniforme do SUS (Sistema Único de Saúde) e com as transcrições "Bora pra rua no dia 12?" e "precisamos de união para curar o Brasil".

Mandetta ficou nacionalmente conhecido ao assumir o Ministério da Saúde logo quando Bolsonaro tomou posse no Governo Federal e ganhou mais holofotes ainda no início da pandemia de covid-19, quando passou a realizar diariamente coletivas de imprensa com informações diversas sobre a doença e o enfrentamento. 

Porém, desentendimentos com o presidente o fizeram ser exonerado do cargo, saindo do posto realizando várias críticas a gestão bolsonarista. Depois dele, três nomes passaram pela pasta nacional de saúde pública.

Apesar de vários correligionários do DEM ainda fazerem parte do Governo Federal comandando por Jair Bolsonaro, há outra ala que já se posicionou contra o presidente e ele é um dos pré-postulantes ao cargo em 2022.

Já Simone Tebet foi presidente da Comissão de Constituição de Justiça do Senado e concorreu à presidência do Senado de forma independente, sendo derrotada por Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e agora é apoiada pelo MDB e tem chances de, até as eleições, ser oficializada como a candidata emedebista à presidência.

Tebet ganhou bastante destaque por sua posição contrária à Bolsonaro e por fazer declaraçõe sem favor da democracia e em defesa das instituições. Diferente de Mandetta, ela não fez convocação para o protesto de domingo nas redes sociais, mas confirma que vai participar do ato a convite do MBL e Vem Pra Rua.

Nos siga no