Política

Sem acréscimo ao FPM, prefeitos terão que ser criativos

Redação | 23/07/2009 08:16

Presidente da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), João Carlos Coser (PT) avalia que os administradores municipais terão que se valer da criatividade para enfrentar a falta de acréscimo de recursos ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios). "Não vamos perder, mas deixar de ganhar", explica Coser, que é prefeito de Vitória, no Espírito Santo.

Conforme João Coser, tradicionalmente, o repasse do FPM tem aumento a cada ano. Mas desta vez, os planos foram frustrados pela crise econômica. "Vamos ter que usar a criatividade para reduzir o custeio e trabalhar pela geração de emprego". Para Coser, as prefeituras devem estimular a construção civil. "Porque emprega gente com pouca formação escolar".

Em maio, o governo federal repassou dinheiro para recompor o FPM e socorrer os municípios. "Vamos manter o otimismo para que seja um momento passageiro, O prefeito não pode desanimar, ele é o chefe".

Nesta quinta-feira, Campo Grande sedia o I Encontro Nacional de Prefeitos Empreendedores 2009. O seminário, que conta com a presença do governador André Puccinelli (PMDB), acontece no Sebrae/MS, na avenida Mato Grosso.

O objetivo do encontro é reunir os 10 prefeitos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2007 para divulgar as experiências bem sucedidas em todo o país. Cada administrador municipal fará uma palestra sobre a sua política premiada.

Nos siga no Google Notícias