Política

Se não for julgado antes, Bernal só volta à Câmara após recesso

Josemil Arruda | 06/01/2014 17:16
Câmara da Capital faz a primeira sessão de 2014 no dia 3 de fevereiro (Foto: arquivo)
Câmara da Capital faz a primeira sessão de 2014 no dia 3 de fevereiro (Foto: arquivo)

A primeira sessão legislativa da Câmara de Campo Grande neste ano de 2014 acontecerá no dia 3 de fevereiro, uma segunda-feira, a partir das 9 horas. Trata-se da sessão inaugural normalmente feita com a presença do prefeito, que tem espaço reservado para fazer balanço do ano que passou e fazer projeção quanto ao atual exercício.

O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, Delei Pinheiro (PSD), informou nesta tarde que o prefeito Alcides Bernal (PP) deverá ser convidado oficialmente para participar da sessão. Indagado se ele participará da sessão inaugural, apesar da crise política, Delei respondeu: “Bernal vai ser convidado. Isso é praxe no Legislativo. É provável que vá sim, afinal, se ele não tem maioria na Câmara, pelo menos tem de prestigiar a base dele”.

Os vereadores entraram em recesso parlamentar no dia 20 de dezembro, após aprovarem o Orçamento de Campo Grande para 2014, mas somente as atividades em Plenário ficam suspensas. A Casa de Leis continua de portas abertas durante o recesso. Segundo a Mesa Diretora, nesse período, os gabinetes dos parlamentares e os setores administrativos funcionam normalmente.

Apesar do recesso, a Câmara de Campo Grande iniciou no dia 26 de dezembro o julgamento do prefeito Alcides Bernal por crime político-administrativo, com base em denúncia avalizada pela Comissão Processante. A sessão extraordinária daquele dia foi encerrada por determinação judicial. A Câmara deve recorrer, mas o seu presidente, Mario Cesar (PMDB), já avisou que antes disso vai esperar o posicionamento do desembargador Hildebrando Neto, que retoma amanhã suas atividades, após o recesso forense.

Caso não seja retomado o julgamento em janeiro, o que é difícil de ocorrer já que vários vereadores estão viajando de férias, Bernal só voltar a ficar frente a frente com os vereadores no dia 3 de fevereiro, isso se realmente comparecer.

Integrante da base de apoio do prefeito Bernal, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) não sabe se Bernal participará da sessão inaugural. “Não sei. Eu não estranharia se ele não fosse, pois vivemos numa situação atípica”, opinou ela.

Comissão Representativa – Do ponto de vista político, a Câmara mantém durante o recesso Parlamentar uma Comissão Representativa, que foi criada no penúltimo dia antes do recesso, 19 de dezembro. Seus cinco membros ficam encarregados de acompanhar o andamento das atividades legislativas, para dar continuidade nos trabalhos da Casa de Leis, mesmo sem a realização de sessões ordinárias, além de fiscalizar as ações da Prefeitura.

Compõem a Comissão Representativa dos vereadores Delei Pinheiro, Jamal Salém (PR), Chiquinho Telles (PSD), Carlos Augusto, o Carlão (PSB), e Rose Modesto (PSDB).

Nos siga no