Política

Resende apresenta 3º projeto para Ponta Porã ter ZPE

Redação | 29/07/2008 11:57

A criação de uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação) em Ponta Porã já é defendida em três projetos no Congresso Nacional. Após apresentação de projetos no ano passado pelos senadores Marisa Serrano (PSDB) e Valter Pereira (PMDB), o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) foi o terceiro a cobrar uma área de livre comércio na cidade fronteiriça.

Na avaliação de Resende, a ZPE permitiria ao comércio local de Ponta Porã enfrentar a concorrência desleal com os produtos estrangeiros vendidos na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, situada do outro lado da fronteira.

Na ZPE, as empresas terão benéficos tributários. Segundo o parlamentar, apesar de já ter sido autorizada a criação de 17 ZPEs no país, nenhuma delas foi efetivamente implantada nos últimos 20 anos. Em Mato Grosso do Sul, Corumbá também pode receber uma zona de exportação.

O projeto de Geraldo Resende, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nos siga no Google Notícias