Política

Relator de reforma, senador de MS critica invasões em escolas

Pedro Chaves diz que reforma será um avanço para educação

Leonardo Rocha | 04/11/2016 11:51
Pedro Chaves critica invasões em escolas e diz que reforma será um avanço (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Pedro Chaves critica invasões em escolas e diz que reforma será um avanço (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Pedro Chaves (PSC), relator da Comissão Mista que discute a reforma do Ensino Médio, disse ser favorável às manifestações feitas pelos estudantes nas ruas, mas não concorda com as invasões em escolas. "Todo o protesto é valido, mas não deve ser em prédios públicos, porque prejudica e atrapalha os demais alunos", disse ele.

Chaves lembrou que já foi um "militante educacional", porém entende que as manifestações deixam de ser válidas, quando prejudica outras pessoas. "Também fui jovem e idealista, querendo ajudar a resolver os problemas da educação, mas as manifestações devem ser nas ruas e não ao invadir escolas", ponderou.

Ele ressaltou que apesar de 240 mil alunos terem que fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino), nos dias 3 e 4 de dezembro, em função das invasões nas escolas, ainda representa um número pequeno, em relação aos candidatos em geral. "Houve esta situação, mas 97% dos estudantes farão a prova no dia previsto".

Reforma - O senador diz que na condição relator da reforma do Ensino Médio, está ouvindo diversos setores e representantes da educação, antes de emitir seu parecer sobre a Medida Provisória, do presidente Michel Temer (PMDB). "Sempre digo que ao invés do problema, pode ser uma oportunidade e solução".

Chaves diz que vai ouvir mais de 50 entidades, órgãos e segmentos da educação, desde conselhos estaduais e municipais, associações, fóruns, instituições, assim como a UNE (União Nacional dos Estudantes) e o ministro da Educação, Mendonça Filho. "Estamos incluindo mudanças e alternativas e avaliando as 567 emendas, que recebemos de deputados e senadores".

Ele explicou que o projeto tem a "Base Nacional Curricular", com as matérias de português, matemática e inglês, assim como a "Base Itinerários Formativos", onde o estudante poderá escolher que área pretende seguir. "Nesta parte estará a Linguagem, Matemática, Ciências Naturais, Humanas e a Formação Profissional".

Avanço - O senador ressaltou que cada estado poderá ter áreas específicas de formação profissional. "O aluno faz a base obrigatória e depois segue para sua área de interesse, isto se trata de um grande avanço, que já é feito em países da Europa e nos Estados Unidos, pois deixa o estudante mais motivado".

Chaves entende que no começo houve um "susto" da sociedade em geral, pelo fato de ter sido feita por meio de uma Medida Provisória, mas que agora o tema está sendo amplamente debatido. "Quando terminarmos as audiências, entrego o parecer para comissão, depois segue para votação na Câmara Federal e por fim no Senado".

Nos siga no