Política

Puccinelli defende que PMDB fique "solto" em 2010

Redação | 10/10/2009 14:29

O governador André Puccinelli (PMDB) defendeu neste sábado que seu partido fique solto em âmbito nacional, com o objetivo de liberar as alianças nos estados durante as eleições do ano que vem.

De acordo com o governador, na realidade, a melhor opção para o PMDB seria lançar candidatura própria. Entretanto, sabe que é difícil, já que a sigla não dispõe de nomes competitivos para a disputa que se avizinha.

Mesmo assim, André citou nomes de fortes lideranças do PMDB, que poderiam disputar as eleições do ano que vem para a presidência da República. Entre eles, Pedro Simon e Roberto Requião.

Como a candidatura própria é uma opção praticamente inviável, André defende um PMDB independente em 2010.

Porém, a cúpula do pártido, liderada pelo deputado Michel Temer, está costurando uma aliança nacional com o PT, na tentativa de indicar o vice na chapa da ministra Dilma Roussef.

Puccinelli disse que ligou ontem para Temer e questionou a data em que o conselho político do PMDB vai ser convocado para discutir o assunto.

O conselho, segundo André, é formado por governadores, presidentes dos diretórios regionais, presidente nacional do partido e ex-presidentes.

"Já falei pro Temer que tem que chamar o conselho político, eles não podem falar por nós", espetou o governador.

Sobre a possibilidade de o PT cortar espaços do PMDB, no caso do partido não formalizar a aliança, André reagiu indiferente.

"E daí, eu não sou ministro, não vou perder espaço", disse.

Se o PMDB indicar o vice de Dilma, o que analistas políticos julgam ser um posicionamento difícil para o partido, por complicar as alianças nos estados, Temer é o nome mais cotado.

Nos siga no Google Notícias