Política

PTB tenta chegar ao 2º turno com "projeto Pedrossian"

Redação | 14/05/2009 18:44

Enfraquecido após sucessivos problemas internos, o PTB de Mato Grosso do Sul tenta dar uma "guinada" nas eleições do ano que vem, a partir da candidatura do ex-governador Pedro Pedrossian em 2010. Mesmo sem estrutura, o comando do partido acha que a pulverização de candidatura é o melhor caminho para levar a disputa para o segundo turno.

A estratégia é trazer para o partido figuras históricas, que ainda tem eleitorado cativo. Além de Pedrossian, este é o caso do ex-senador e ex-prefeito de Campo Grande Levy Dias, que está em negociação com a direção da sigla.

Outro fator apontado pelo comando partidário é a quantidade maciça de pessoas que não tem candidato escolhido para 2010. Ou mesmo de eleitores que não simpatizam nem com o PMDB de André Puccinelli e nem com o PT de Zeca.

A sigla também está buscando filiar ex-prefeitos e ex-vereadores, com grande peso eleitoral em suas regiões. Segundo o presidente regional do PTB, Ivan Louzada, já foram convidados os ex-deputados estaduais José Carlos Monteiro e Luizinho Tenório e os ex-prefeitos Manoel Ovídio (Paranaíba) e Djalma Furquim (Aparecida do Taboado).

Louzada teme que os partidos sejam proibidos de se coligar na proporcional e por isso prepara chapa completa de deputados para 2010. Ele lembra que tem até o dia 30 de setembro para garantir estas filiações.

Para ele, o partido está tentando se recolocar em Mato Grosso do Sul e chegar ao segundo turno seria muito importante para o PTB.

"E se o PMDB e o PT se unirem? Os outros partidos têm que estar preparados, porque isso prejudicaria todo mundo, as siglas ficariam na mão de dois partidos, a não ser que lancem candidaturas próprias.

Nos siga no Google Notícias