Política

PTB fecha com o PT, mas Longen rejeita convite para ser candidato a senador

Josemil Arruda | 03/06/2014 18:15
Sérgio Longen preferiu ficar na Fiems a se arriscar numa disputa contra Simone Tebet (Foto: arquivo)
Sérgio Longen preferiu ficar na Fiems a se arriscar numa disputa contra Simone Tebet (Foto: arquivo)

O PTB decidiu fazer coligação com o PT em Mato Grosso do Sul, apoiando o senador Delcídio do Amaral na disputa pelo governo do Estado, mas recusando o convite para que o petebista Sérgio Longen, presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), disputasse a vaga do Senado nessa aliança. “Fechamos com o PT. Vamos participar da eleição para fazer deputados estaduais e federais”, informou o presidente regional do PTB, Ivan Lousada.

Houve, porém, durante a reunião no gabinete do senador Delcídio, tentativa dos petistas de convencer Longen a mudar de ideia e concorrer à vaga do Senado. Após uma hora e meia de conversações, porém, o presidente da Fiems manteve a decisão de não se desincompatibilizar para disputar a eleição deste ano. Participaram da reunião, além de Delcídio, Longen e Ivan Lousada, o presidente nacional do PTB, ex-deputado federal Benito Gama, e o presidente estadual do PT, Paulo Duarte.

“Tentamos convencê-lo, mas analisando bem, o Longen mostrou a posição dele e nós acatamos. Achamos que a disputa seria muito dura contra a Simone, que está com muita força, com tudo fechado em torno dela. O esquema está montado”, revelou Lousada. Questionado se o presidente nacional do PTB aceitou bem a decisão, ele declarou: “Benito acatou a decisão, sabe da dificuldade”.

Segundo Lousada, o PTB obteve a garantia de espaço para disputar a eleição proporcional, estando hoje com três pré-candidatos a deputado federais e 25 a estadual, e também de participar do governo estadual, em caso de vitória. Indagado sobre a área de interesse do PTB, informou que é a “Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Turismo”, a Seprotur.

Também teria ficado certo que Longen vai ser um dos coordenadores da campanha de Delcídio, representando o PTB. “E vai também me ajudar na construção do partido”, destacou Ivan Lousada, observando que Longen é petebista histórico, desde há 22 anos filiado ao PTB. “Longe é filiado ao PTB desde 11 de março de 1992”, revelou.

 

 

Nos siga no