Política

PTB convoca reunião para avalizar candidatura ao Governo

Redação | 15/01/2010 16:07

O PTB ensaia independência e busca parceiros para ser a terceira via na disputa do Governo do Estado nas eleições deste ano. Com o objetivo de avalizar a candidatura do produtor rural e empresário Zelito Ribeiro, o diretório regional do partido convocou os filiados para reunião da executivo no dia 22 deste mês, às 15h, na sua sede regional na Capital.

Segundo Ivan Louzada, presidente regional, o PTB poderá lançar candidato próprio ao Governo, como terceira via às candidaturas do ex-governador Zeca do PT e do governador André Puccinelli (PMDB).

Para viabilizar a candidatura, o partido busca o apoio do PCdoB, tradicional aliado de Zeca, e o PV, que sempre marchou com Puccinelli. Sobre o tradicional aliado petista, Louzada garantiu que o mais novo comunista, o ex-presidente regional do PT, Mariano Cabreira, é o aliado de primeira hora numa aliança que não inclua Zeca do PT. "O compromisso deles é com a Dilma (Roussef, ministra-chefe da Casa Civil)", destacou.

Já sobre o PV, a aliança é possível porque o partido pode garantir palanque para a senadora Marina Silva (PV) em Mato Grosso do Sul. Os dirigentes petebistas teriam conversado sobre o assunto com o presidente regional do PV, vereador Marcelo Bluma.

O pré-candidato a senador do PTB é o ex-deputado estadual Valdenir Machado, que poder surgir como representante da região de Dourados caso o vice-governador Murilo Zauith (DEM) não consiga viabilizar seu nome na chapa de Puccinelli.

Para viabilizar sua candidatura, Zelito Ribeiro e Louzada estão percorrendo o Estado. "A tendência nas bases é por candidatura própria", comentou o presidente regional da sigla. Em nível nacional, o PTB deverá liberar os estados para fazer alianças visando o Governo e o Senado neste ano.

Nos siga no Google Notícias