Política

Proposta cria medidas de proteção aos motoentregadores na Capital

Projeto prevê seguro, equipamentos de proteção e canal de comunicação ao entregador

Leonardo Rocha | 26/08/2020 22:00
Motoentregadores em Campo Grande (Foto: Arquivo - Campo Grande News)
Motoentregadores em Campo Grande (Foto: Arquivo - Campo Grande News)

Os vereadores Otávio Trad (PSD) e Júnior Longo (PSDB) apresentaram projeto que cria medidas de proteção aos motoentregadores, durante a pandemia do coronavírus, em Campo Grande. As regras são direcionadas aos profissionais que levam alimentos e medicações no sistema “delivery”, por aplicativos.

Entre as medidas está a contratação de seguro contra acidentes e doenças contagiosas por parte das empresas de aplicativos, em benefício aos entregadores que prestam serviço.

Os profissionais devem receber materiais de proteção individual e insumos próprios para fazer a “esterilização” das mãos e equipamentos. Entre eles álcool em gel 70°, máscaras e luvas descartáveis e spray para limpeza.

A empresa precisa dispor ao motoentregador água potável e acesso a suas instalações sanitárias. Os pagamentos das compras devem ser feitas de forma preferencial pelo aplicativo, para evitar o contato físico do profissional com dinheiro ou cartão do cliente.

O projeto ainda destaca que o entregador deve manter a distância seguro de no mínimo um metro e meio dos clientes, na hora de repassar a encomenda. Precisa ter um canal de contato para o profissional relatar eventuais casos de destrato ou injurias que sofreu de clientes.

“O objetivo deste projeto é garantir a segurança sanitária em épocas de calamidade pública. O receio de contaminação pela população e a determinação de toque de recolher está aumentando exponencialmente o número de entregas à domicílio”, citou Junior Longo.

O entregador ainda poderá se recusar a fazer entregas a clientes que já tiver denunciado anteriormente, sem que cause a ele prejuízos ou desligamento do serviço. A proposta segue para as comissões da Câmara Municipal, para depois ser votada pelos vereadores. 

Nos siga no