Política

Projeto prevê lixeiras em locais públicos para descarte de máscaras

Intenção é que haja locais expecíficos para o decarte destes equipamentos de proteção individual

Leonardo Rocha | 13/09/2020 21:30
Produção de máscaras descartáveis em MS (Foto: Arquivo)
Produção de máscaras descartáveis em MS (Foto: Arquivo)

O projeto apresentado na Câmara Municipal prevê a disponibilização de lixeiras específicas para descarte de máscaras e equipamentos de proteção individual em terminas de transporte público, praças, prédios e demais locais de passagem de pedestres, em Campo Grande.

 A proposta ainda prevê que empresas e profissionais liberais que tem atendimento ao público serão informados pela administração municipal, da importância de ter um local específico para fazer o descarte destes materiais. Para realizar tal medida, a prefeitura poderá, por exemplo, promover campanhas de conscientização.

 “O uso de máscaras, luvas e demais equipamentos de proteção individual tornou-se imprescindível e em vários casos obrigatórios. Esses materiais possuem alto grau de contaminação se tiverem sido usados por indivíduos infectados. Ao serem descartados incorretamente, tornam-se agentes transmissores”, justifica o autor do projeto, o vereador Odilon de Oliveira (PSD).

 O autor também destaca que muitas pessoas não têm conhecimento sobre como fazer o descarte. “As pessoas têm dúvidas se as máscaras e luvas usadas devem ser colocadas em lixo reciclável, em função de o material possuir essa característica, ou lixo comum”, acrescentou. O projeto será votado em breve pelos vereadores. Caso seja aprovado, ainda passa pelo crivo do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Nos siga no