Política

Projeto de lei quer tornar obrigatório hino nacional nas escolas da Capital

Para o autor da proposta, a adoção das referências ao País e cidade é forma "indispensável" de concretizar "valores cívicos"

Mayara Bueno | 24/03/2018 16:13
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Campo Grande quer tornar obrigatório a entoação dos hinos do Brasil e da Capital nas escolas das redes públicas municipais e privadas.

Já existe uma lei federal (12.031, de 2009) que prevê a execução do hino nacional brasileiro nas instituições de ensino. Porém, o projeto de lei a nível municipal inclui o hino da Capital, além do hasteamento da bandeira da cidade e do Brasil.

Ainda há a previsão de leitura de texto religioso. Embora o artigo 2º da proposta fale que "será feita" a leitura de texto bíblico, o parágrafo seguinte afirma que a medida é "facultativa" e, se ocorrer, será no começo da primeira aula da manhã e da tarde. Vale lembrar que o País é considerado estado laico, portanto, possui posição neutra no campo religioso.

Para o vereador autor do projeto, Willian Maksoud (PMN), a adoção das referências ao País e cidade é forma "indispensável" de concretizar "valores cívicos", que podem ajudar a formar o cidadão.

"A inversão desses valores, a qual temos presenciado atualmente, está ligada à ausência de atividades que despertem em nossas crianças e em nossos jovens o amor pelos seus símbolos e pela sua pátria".

Para valer, a proposta precisa ser aprovada pela maioria dos 29 vereadores e depois ser sancionada pelo prefeito de Campo Grande. Por enquanto, o projeto de lei ainda não foi pautado para discussão.

Nos siga no