Política

Projeto de lei quer criar campanha permanente contra uso do narguilé na Capital

Jéssica Benitez | 01/09/2013 13:01
Projeto de lei quer criar campanha permanente contra uso do narguilé na Capital

No começo pode parecer brincadeira, mas o uso do Narguilé, instrumento criado para fumar tabaco com filtro de água, aspirado por meio de uma mangueira, pode ser tão prejudicial à saúde quanto o uso do cigarro convencional de forma continua. Segundo pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) 60 minutos tragando o que há dentro de um narguilé corresponde a mais ou menos 100 cigarros.

Mesmo com tamanha consequência o trabalho de conscientização dos malefícios ainda é tímido, principalmente entre os jovens, por isso tramita na Câmara Municipal de Campo Grande projeto de lei que visa implantar permanentemente campanha educacional acerca do assunto.

A matéria, do vereador Ayrton Araújo (PT), foi elaborada com base em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre tabagismo apontou, em 2008, que cerca de 300 mil pessoas usavam o narguilé no país, sendo que, deste total, 40% tinham entre 15 e 24 anos de idade.

Com estes dados estatísticos, a intenção é prevenir, orientar e chamar a atenção das pessoas para um problema de saúde pública, que vem crescendo a cada ano em nossa cidade. Para ascender o acessório é necessário uso de nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional.

Nos siga no