Política

Projeto cria programa de combate ao uso do cerol

Redação | 03/03/2009 11:12

Após a proibição do uso de cerol (mistura de cola e vidro moído) nas linhas de pipas (papagaio de papel ou pandorga), a Assembléia Legislativa deve agora criar um programa de combate ao uso desses materiais cortantes.

Apresentado nesta terça-feira, projeto do deputado Ivan de Almeida (PDT) institui o Programa Permanente de Combate ao Uso do Cerol através de palestras, cartilhas e campanhas com o objetivo de informar a população dos riscos de acidentes e divulgar métodos de prevenção.

As campanhas de caráter educativo deverão ser destinadas ao publico infanto-juvenil e informar a população sobre as conseqüências jurídicas do uso do cerol, como multa e a possibilidade de aplicação da legislação penal nos casos dos crimes lesão corporal, homicídio e perigo para a vida ou saúde.

Outro objetivo do programa é de estimular o uso de antena "anti-cerol" nas motocicletas para prevenir acidentes como o do último domingo, que provocou a morte de Valdir Rodrigues Cavalcante, de 36 anos; Ele morreu vítima da brincadeira perigosa de usar cerol na linha da pipa para cortar as linhas dos outros papagaios de papel.

Ainda conforme o projeto, as campanhas poderão contar com apoio técnico da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros. Caberá ao governo regulamentar e implantar a lei.

Ontem, o Campo Grande News revelou que o uso de cerol em linhas de pipas é proibido por duas leis: uma estadual e outra municipal. Mas as duas nunca foram regulamentadas.

Nos siga no Google Notícias