Política

Programa de eficiência energética troca geladeiras de 249 famílias na Capital

Bruno Chaves | 30/10/2013 17:29
Governador foi ao centro comunitário de bairro para participar da entrega (Foto: Cleber Gellio)
Governador foi ao centro comunitário de bairro para participar da entrega (Foto: Cleber Gellio)

Mais de 200 famílias de baixa renda de Campo Grande foram beneficiadas, nesta quarta-feira (30), com geladeiras novas entregues pelo Programa de Eficiência Energética, desenvolvido pela Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. O governador André Puccinelli (PMDB) esteve nos bairros Vida Nova II, Danúbio Azul e Futurista para participar da solenidade.

“O Programa Eficiência Energética foi criado há mais de 10 anos, na época do apagão, onde o Governo Federal obrigou as concessionárias de energia a destinarem 0,5% do seu lucro a programas sociais”, explicou.

Em Mato Grosso do Sul, André preferiu destinar os recursos para atender a população através de melhorias a fiação elétrica da casa de pessoas de baixa renda e troca de lâmpadas e geladeiras que mais consomem energia por aquelas que menos gastam.

“Ao invés de aumentar os ares-condicionados do governo, ao invés de trocar fiação do Hemosul, como estou fazendo com recursos próprios, eu prefiro destinar esse benefício a população”, garantiu.

No bairro Vida Nova II, 154 famílias de baixa renda trocaram as geladeiras velhas por modelos novos e de baixo consumo. O mesmo programa de eficiência promoveu a substituição de 920 lâmpadas incandescentes por fluorescentes no bairro, beneficiando, ao todo, 173 famílias, de acordo com a assessoria de imprensa.

“Essa geladeira chegou em boa hora porque a minha está velha, caindo aos pedaços e consome muita energia. É um presente de natal e ano novo”, comemorou a dona de casa Angélica Zacarias da Silva, 34 anos.

Já nos bairros Danúbio Azul e Futurista, a troca dos refrigeradores ocorreu para 95 famílias de baixa renda. Nesses dois bairros, os técnicos da Enersul visitaram várias residências e 100 famílias puderam ser contempladas com as ações do Programa Eficiência Energética. Ao todo, 490 lâmpadas incandescentes foram trocadas por modelos fluorescentes.

O projeto contempla várias cidades do Estado. Em 2012/2013, os bairros Aero Rancho, Moreninhas e o Assentamento Pereira Borges, em Campo Grande, também foram beneficiados. Em todo o Estado estão sendo aplicados mais de R$ 7 milhões no atendimento de 2,5 mil famílias.

Nos siga no