Política

Preso pela 2ª vez, Amorim faz exame no IMOL e Giroto chega ao Garras

Edivaldo Bitencourt, Antonio Marques e Fernando Antunes | 10/11/2015 10:35
Viatura deixa a sede do IMOL com o empresário João Amorim (Foto: Fernando Antunes)
Viatura deixa a sede do IMOL com o empresário João Amorim (Foto: Fernando Antunes)

O ex-secretário executivo do Ministério dos Transportes, ex-secretário estadual de Obras e ex-deputado federal Edson Giroto (PR), chegou, há pouco, à sede do Garras (Delegacia Especializada na Repressão a Roubo, a Sequestro e a Assalto a Banco). Preso pela segunda vez, o empresário João Alberto Krampe Amorim, realizou exame de corpo delito no IMOL (Instituto Médico e Odontologia Legal).

Eles tiveram a prisão temporária decretada pelo juiz Carlos Alberto Garcete a pedido do MPE (Ministério Público Estadual). Junto com mais sete pessoas, segundo o Tribunal de Justiça, eles integram uma organização criminosa para fraudar e desviar recursos públicos. A obra em questão é a MS-228, que recapeada numa extensão de 42 quilômetros.
Além de Giroto, um segundo homem , que foi preso em Rio Negro, presta depoimento ao delegado Fábio Peró, do Garras. Os presos estão distribuídos entre as delegacias da Defurv, Denar e Derf.

O grupo é investigado pela força-tarefa do MPE (Ministério Público Estadual), que apura desvio de dinheiro público na construção de obras de infraestrutura, como pavimentação e revestimento de rodovias.

Giroto foi secretário municipal e estadual de Obras na gestão de André Puccinelli (PMDB). O ex-deputado também é investigado na Operação Lama Asfáltica, da Polícia Federal, que já constatou desvio de R$ 11 milhões de recursos federais.

O outro preso foi o empresário João Amorim. Esta é a segunda vez que o dono da Proteco é preso por determinação da Justiça. Na outra, ele ficou detido 34 horas na Operação Coffee Break, que apura suposta compra de votos de vereadores para cassar o mandato de Alcides Bernal (PP) em 12 de março de 2014.

Nos siga no