Política

Preocupada, deputada solicita decreto de emergência no Conesul do Estado

Wendell Reis | 23/02/2012 17:39

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), acompanhada do presidente da Apel (Associação dos Pequenos Produtores de Fruticultura, Suinocultura e Hortifrutigranjeiros de Eldorado), Roberto Luiz Bottega, se reuniu com o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), José Antônio Roldão, para discutir medidas de socorro aos produtores atingidos pela seca no Conesul do Estado.

Mara e Bottega apresentaram laudos técnicos mostrando as perdas dos produtores de Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi e Itaquiraí. A deputada e o presidente da Apel querem que o governador André Puccinelli (PMDB) decrete estado de emergência na região, para que os produtores não fiquem inviabilizados nas próximas safras.

A deputada acredita que a medida pode colaborar com a flexibilização de financiamentos bancários, ampliação da carência para pagamento e até redução dos juros. Mara relatou que em algumas áreas houve destruição de até 30% da lavoura.

Mara Caseiro também aproveitou a reunião para discutir a possibilidade de ampliação do programa estadual que facilita a chegada do calcário aos produtores rurais. Ela revela que no ano passado conseguiu beneficiar os produtores de melancia de Eldorado com carretas para transportar o insumo agrícola. Segundo a deputada, a isenção do frete fez a safra praticamente dobrar em 2011, se comparado a 2010.

Nos siga no Google Notícias