Política

Prefeitura lança programa “Mulheres em Ação” nesta sexta-feira

Paula Maciulevicius | 08/03/2013 07:34

A prefeitura de Campo Grande lança nesta sexta-feira o programa “Mulheres em Ação” para dar atendimento integral à mulher. O projeto envolve as secretarias ligadas às áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, lazer, esporte, habitação e prevê políticas públicas voltadas para garantia de direitos e oportunidades para as mulheres.

O lançamento será às 14h no auditório do Gabinete da Esplanada, na avenida Calógeras e os eventos que fazem parte do programa serão sediados nos Parques Tarsila do Amaral, Jacques da Luz, Parque Sóter e no Ginásio Guanandizão.

A programação conta com palestras sobre a importância da participação da mulher no mercado de trabalho e combate a violência doméstica. Dentro do “Mulheres em Ação”, a prefeitura propõe os programas: Conversa de Mulher - Rodas de formação nos bairros para a divulgação e promoção de direitos com o objetivo de promover a autonomia e o empoderamento das mulheres; Mulher Empreendedora - Cursos com capacitação técnica para empreendedorismo e cooperativismo e oferecimento de uma linha de crédito para as mulheres buscarem sua autonomia financeira; Mulher Trabalho e Renda - Ampla oferta de cursos de formação profissional e geração de renda, encaminhando e orientando para a produção e o mercado de trabalho.

Além da criação da Frente Municipal pelo Fim da Violência contra a Mulher, formada por representantes dos órgãos municipais, judiciário, legislativo, movimento de mulheres e entidades da sociedade civil organizada, com objetivo de diagnosticar, propor, articular e desenvolver ações integradas sobre o tema. O prefeito Alcides Bernal (PP) também assina o convênio com a empresa Soprano Eletrometalúrgica e Hidráulica Ltda, com o objetivo de qualificação de 120 mulheres.

E ainda os programas Viver em Paz, de atendimento as mulheres em situação de violência com serviços especializados nos CREAS, encaminhamento para a rede de enfrentamento à violência, além do Mulher Gestante , resultado de uma parceria da Secretaria de Assistência Social e da Fundação de Esporte, para proporcionar hidroginástica nos parques para as mulheres gestantes com objetivo de buscar o fortalecimento do vinculo desde a gestação.

A prefeitura também trabalha com a formação do Comitê para a construção do II Plano Municipal de Políticas Publicas para as Mulheres e a liberação de 50 créditos para as mulheres empreendedoras, através do Programa de Microcrédito Produtivo e Solidário.

Durante o mês da mulher, a Funsat Itinerante promove eventos em todos os sábados com atendimento preferencial às mulheres, inclusive com a realização de palestras sobre a importância da participação das mulheres no mercado de trabalho e combate a violência doméstica.

Neste sábado o programa vai estar a partir das 8h, no Parque Tarsila do Amaral.

Nos siga no Google Notícias