Política

Prefeito garante que vai acomodar todos os aliados em seu governo

Seis pastas continuam sem os titulares e outras três são acumuladas por secretários já nomeados

Carlos Martins e Mariana Lopes | 12/01/2013 12:13
Bernal: "vamos aproveitar os quadros do PV e do PMN" (Foto: Rodrigo Pazinato)
Bernal: "vamos aproveitar os quadros do PV e do PMN" (Foto: Rodrigo Pazinato)

Todos os aliados que apoiaram o prefeito Alcides Bernal (PP) durante a campanha eleitoral serão contemplados em seu governo. Pelo menos foi o que disse hoje pela manhã o prefeito durante visita ao local onde uma cratera engoliu um carro na última quarta-feira (09), no bairro São Conrado. ”Vamos aproveitar os quadros do PV e do PMN , assim como aproveitamos filiados do PT, do PSDB e do PPS”, assegurou Alcides Bernal.

A última nomeação feita pelo prefeito, na sexta-feira (11), foi a do titular da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Odimar Luís Marcon. Para quem esperava que o nomeado para o cargo fosse o ex-vereador Marcelo Bluma do Partido Verde (PV), a escolha de Marcon foi uma surpresa. Bluma foi candidato a prefeito nas últimas eleições e no segundo turno apoiou Bernal. Mas hoje o prefeito justificou: “Ele [Marcon] é filiado ao PP e é da minha confiança”. Marcon é administrador de empresas e foi assessor de Bernal nos mandatos de vereador e deputado estadual.

“Eu tenho conversado com militantes do PV, inclusive com Bluma e a Fernanda [Fialho, vice na chapa de Bluma nas eleições]”, disse Bernal, sinalizando que tanto um como o outro podem vir a ocupar cargos no secretariado. Bernal também citou na conversa com os jornalistas os nomes dos vereadores João Rocha (PSDB) e da professora Rose Modesto (candidata de Bernal à presidência da Câmara e que foi derrotada pelo vereador Mário César, do PMDB), indicando que eles podem ser nomeados para algum cargo. “Vamos contemplar todos os nossos aliados”, reiterou o prefeito.

Depois de 12 dias frente à administração municipal, Bernal ainda não definiu nomes dos titulares em seis órgãos da estrutura administrativa. E ainda tem alguns órgãos como a Secretaria de Governo e Relações Institucionais, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e a Agência Municipal de Prestação de Serviços à Saúde que estão sendo acumulados por titulares nomeados para outras secretarias.

Até agora, o PP comanda a maioria das pastas. Além da Semadur, os progressistas dirigem a Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle, com Wanderley Ben Hur; a Secretaria Municipal da Receita, com Gustavo Freire (acumula a de Governo); e Comunicação Social, com o publicitário Djalma Jardim. O PPS foi contemplado com a Funsat (Fundação Social do Trabalho), com Aldo Donizete. O PSDB ocupa a Secretaria Municipal de Educação, com José Chadid, e o PT, a Secretaria de Assistência Social (SAS) com a vereadora eleita Thaís Helena.

Continuam vagas as seguintes secretarias e órgãos municipais: Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio), Procurador Geral do Município, Gabinete do Prefeito, Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados, Funesp (Fundação Municipal do Esporte) e IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande).

Nos siga no