Política

Prefeito alega "democracia eleitoral" para permitir placas em canteiros

Paula Vitorino | 07/08/2012 10:31
Placas com propaganda de candidatos a vereador e prefeito estão espalhadas pelos canteiros de avenidas da Capital. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Placas com propaganda de candidatos a vereador e prefeito estão espalhadas pelos canteiros de avenidas da Capital. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Em época de eleição, até canteiro de avenida vale para mostrar “a cara” e ganhar a memória do eleitor. O artifício é proibido por legislação municipal de Campo Grande, mas é permitido pela Justiça Eleitoral, que apenas impõe limite de horário para a propaganda.

Diante do conflito de leis, onde a determinação mais restrita (prefeitura) deveria prevalecer, o Prefeito Nelson Trad Filho diz que a prefeitura está abrindo a brecha na legislação “em nome da democracia eleitoral”.

O canteiro da avenida Afonso Pena é um dos mais disputados pelos candidatos a prefeito e vereador. Mas as placas também podem ser vistas em outras vias da Capital.

Ele justificou a informação dizendo que “estamos num processo eleitoral, numa campanha política, onde a população precisa conhecer os candidatos”.

“A restrição da Justiça Eleitoral já é tão grande. Não pode mais ter show, ter cachorro-quente em reunião, camiseta”, disse durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de Ceinf no Jardim Moema, nesta manhã.

A Justiça Eleitoral permite que as placas de propaganda sejam colocadas no canteiro, mas os candidatos precisam retirá-las diariamente, às 22h.

O prefeito ainda afirmou que a determinação de horário está sendo cumprida pelos candidatos e por isso não existe irregularidade.

“Estão retirando todos os dias à noite, às 22h, e por isso estão de acordo com a legislação eleitoral”, afirmou.

Nos siga no