Política

Prefeita veta projeto que permite servidor parcelar férias

Câmara aprovou proposta do vereador Otávio Trad (PSD) e agora pode decidir se mantém ou derruba veto

Caroline Maldonado | 26/05/2023 08:02
Prefeitura de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, Centro (Foto: Divulgação/PMCG)
Prefeitura de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, Centro (Foto: Divulgação/PMCG)

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), vetou totalmente projeto de lei para permitir que as férias dos servidores possam ser parceladas em até três períodos.

O projeto de Lei Complementar 833/22 foi apresentado pelo vereador Otávio Trad (PSD) e aprovado na Câmara Municipal. Com o veto, o texto volta para a Casa de Leis e os parlamentares podem decidir em votação se mantêm ou derrubam a decisão da prefeita. 

O parcelamento das férias poderia ocorrer somente com a concordância do servidor. “Trata-se de uma adequação e modernização dos dispositivos do Estatuto do Servidor Público Municipal, haja vista que, servidores estaduais e federais já tiveram o estatuto alterado e fazem jus a essa possibilidade”, argumenta Otávio. 

Autor do projeto de lei para parcelamento de férias, vereador Otávio Trad (PSD). (Foto: Caroline Maldonado)

A prefeita explicou, em publicação do Diário Oficial, que a PGM (Procuradoria-Geral do Município) avaliou que a competência para apresentar esse tipo de projeto é do chefe do Poder Executivo Municipal. A prefeitura tem capacidade para definir as próprias regras do seu regime e estrutura administrativa. 

A justificativa para vetar o projeto, portanto, é que há vício de constitucionalidade formal, propriamente dito, por violação de regras de iniciativa.

Nos siga no