Política

Portal coloca Tereza Cristina como ministra mais influente de Bolsonaro

Deputada federal licenciada por MS aparece o dobro de vezes em agenda do presidente em comparação com Damares Alves

Gabriel Neris | 14/08/2019 17:17
Ministra Tereza Cristina em coletiva durante agenda em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Ministra Tereza Cristina em coletiva durante agenda em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), aparece como a mais influente do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Reportagem do portal UOL publicada nesta quarta-feira (14) compara o desempenho e a presença do presidente ao lado dela e também da ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves. Entre as 22 pastas, somente as duas têm mulheres a frente.

Segundo a reportagem, a deputada federal licenciada por Mato Grosso do Sul apareceu nestes oito meses de governo o dobro de vezes do que Damares na agenda de Bolsonaro.

Também cita que o presidente não costuma se envolver com temas da pasta de Damares e nem promove eventos no Planalto, diferentemente do que ocorre com a Agricultura. Tereza Cristina integrou a comitiva das principais viagens nacionais e internacionais feitas por Bolsonaro.

Eleita deputada federal, Tereza Cristina tem a confiança do setor e chegou ao cargo por indicação da Frente Parlamentar. Publicamente, Bolsonaro diz que optou por escolha técnica.

A ministra defende a liberação de agrotóxicos, negando prejuízos à saúde, levando-a receber o apelido de “Musa do Veneno”. Neste ano 262 agrotóxicos foram registrados pelo Ministério da Agricultura.

“Nós não podemos aterrorizar os consumidores brasileiros e também os consumidores externos de mais de 162 países que importam os produtos brasileiros. Nesse caso, é a ciência e somente a ciência que deve continuar as políticas públicas do setor agropecuário”, disse a ministra recentemente.

Nos siga no