Política

Por mais recursos, comissão inclui Pantanal no Conselho da Amazônia Legal

Medida foi aprovada na comissão do Senado e agora será levada ao presidente Jair Bolsonaro

Leonardo Rocha | 09/10/2020 11:12
Queimadas durante este ano no Pantanal (Foto: Divulgação - Ibama)
Queimadas durante este ano no Pantanal (Foto: Divulgação - Ibama)

A Comissão do Senado aprovou a inclusão do Pantanal no Conselho Nacional da Amazônia Legal, até o ano de 2025. A intenção é que com esta medida, o bioma possa receber mais recursos federais, aumentar a estrutura e as ações para combater os incêndios florestais nos próximos anos.

A indicação foi feita pela senadora Simone Tebet (MDB). “A inclusão pelos próximos cinco anos, representará o verdadeiro compromisso do governo federal em proteger o nosso ambiente como um todo, ampliando e reforçando as ações de enfrentamento a futuras queimadas no bioma”, justificou.

Simone citou que a medida vai trazer “frutos no futuro” ao Pantanal, já que este conselho (Amazônia Legal) é comandado pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão. “Ele poderá acionar no momento certo, todas as forças disponíveis para conter os incêndios e até antecipar qualquer catástrofe no Pantanal”, explicou.

Ela ponderou que o fogo já consumiu mais de 4 milhões de hectares no Pantanal, desde o começo do ano, e que isto corresponde a 26% da área total do Bioma. A proposta foi apresentada na reunião de hoje (09), da Comissão do Senado, sendo aprovada pelos parlamentares.

Os senadores que fazem parte da Comissão devem entregar pessoalmente a sugestão ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 20 de outubro, para que a medida seja acatada pelo Palácio do Planalto. 

Nos siga no