Política

PMDB oficializa pedido do partido pela vaga de Marun na Assembleia

Ítalo Milhomem | 23/02/2011 14:48

O presidente estadual do PMDB, Esacheu Nascimento, protocolou na tarde desta quarta-feira (23), o pedido pela vaga do deputado estadual, Carlos Marun (PMDB) que ficará aberta a partir do dia 1º, quando ele se licencia do cargo para assumir a vaga como secretário estadual de Habitação.

O partido quer que Youssif Domingos fique com a cadeira. Já o presidente da Assembleia, Jerson Domingos, já informou hoje que vai convocar Rinaldo Modesto (PSDB) para a vaga, por ser o primeiro suplente na lista da coligação.

Segundo Esacheu, o PMDB está seguindo uma orientação nacional, que é de requerer os mandatos de peemedebistas em vacância, porque de acordo com as últimas decisões do STF (Supremo Tribunal Federal ), os mandatos são dos partidos e não das coligações que eles foram eleitos.

“A decisão foi tomada pela executiva do partido na ultima reunião, que

daria essa ajuda ao ex-deputado Youssif, e seguiremos essa orientação, vamos ter uma audiência com governador, pois ele pode não estar sabendo desta orientação nacional”, comentou Esacheu.

Ontem (22), durante a inauguração das obras da Cigoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações especiais), o governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que o PMDB não entraria com pedido da vaga de Marun e que a briga seria judicial entre o 1º suplente, o ex-deputado, Professor Rinaldo e o ex-deputado Youssif Domingo (PMDB).

O STF tem orientado nas suas últimas decisões liminares, que a vaga em vacância é do partido e não das coligações.

Nos siga no Google Notícias