Política

PMDB faz festa sábado para receber novos filiados e futuros pré-candidatos

Edmir Conceição | 29/09/2011 15:05
Esacheu Nascimento, presidenter do PMDB, na última reunião da Executiva, entre Moka e Puccinelli. (Foto: João Carlos Marchezan)
Esacheu Nascimento, presidenter do PMDB, na última reunião da Executiva, entre Moka e Puccinelli. (Foto: João Carlos Marchezan)

O Diretório Estadual do PMDB faz no sábado, na Câmara Municipal de Campo Grande, às 9h, festa para receber os novos filiados. O governador André Puccinelli e o senador Waldemir Moka participam do ato, segundo o presidente do PMDB no Estado, Esacheu Nascimento.

Deputados federais, estaduais e vereadores prometem encher o plenário da Câmara. As filiações levam em conta o prazo previsto na legislação eleitoral de um ano de filiação partidária para candidatar-se a cargo eletivo.

“Estamos em um período de acomodação política por conta do prazo legal de filiação que expira no início de outubro para os que têm pretensão de candidatura. É natural que um número maior de filiações aconteça neste momento”, disse Esacheu Nascimento.

Durante o ato de filiações o presidente do Diretório Regional deverá também fazer um balanço das acomodações e sinalizar pré-candidaturas.

Segundo a Lei Geral das Eleições, nº 9.504/97, no seu art. 9º, para quem deseja ser candidato é necessário estar filiado ao partido pelo qual concorrerá por um prazo de, no mínimo, 1 ano antes das eleições. O Calendário Eleitoral das Eleições 2012, já aprovado pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê as eleições municipais de 2012 em primeiro turno para o dia sete de outubro e segundo turno no dia 28 do mesmo mês nas cidades em que for o caso.

Nos siga no