Política

Planejamento do governo até 2023 segue para votação no plenário

Projeto foi liberado pela CCJ e deve entrar na pauta de votação dos deputados na semana que vem

Leonardo Rocha | 14/11/2019 09:26
Mesa diretora da Assembleia durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Mesa diretora da Assembleia durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

O projeto do PPA (Plano Plurianual), que define o planejamento e prioridades do governo até 2023, já ganhou aval da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e segue para o plenário da Assembleia. A expectativa é que a proposta seja votada na semana que vem, pelos deputados estaduais.

A matéria teve cinco votos favoráveis na comissão, portanto deve ter aprovação tranquila no plenário, já que não houve questionamentos sobre temas propostos. O PPA é uma projeção obrigatória do governo, que deve fazer uma previsão dos planos e ações que serão desenvolvidas pela gestão estadual nos próximos 4 anos.

O projeto foi amplamente discutido neste começo do ano, antes de ser enviado para Assembleia. Foram realizados eventos tanto em Campo Grande, como no interior do Estado, para definir as demandas e prioridades de cada região. Depois com a proposta montada, ela foi encaminhada junto com a LOA (PPA (Plano Plurianual), aos deputados.

De acordo com o secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel, a proposta mostra o “alinhamento” estratégico do Estado, para os próximos quatro anos, definindo qual será o planejamento em cada área, entre elas a saúde, segurança, educação e infraestrutura.

“Se trata de um planejamento sobre o Estado para cada área, por exemplo, na saúde o foco é na regionalização, com a construção de hospitais e compra de equipamentos, já na segurança pública vamos continuar o trabalho na inteligência”, explicou o secretário.

Na proposta enviada aos deputados, o governo diz que um dos pilares da administração será a “modernização da gestão”. Foram definidos 34 programas temáticos, tendo como áreas de prioridade a saúde, justiça, e segurança pública; desenvolvimento humano e social; meio ambiente; cultura, esporte e lazer; ciência, tecnologia e inovação; assim como infraestrutura; desenvolvimento econômico e gestão pública.

Nos siga no