Política

Petista diz que vai defender mandato de Bernal nem que seja na ONU

Edivaldo Bitencourt e Marcos Ermínio | 11/03/2014 10:14
Zeca do PT e Luiza Ribeiro (PPS) fazem parte da tropa de choque que tenta salvar o mandato do Bernal (Foto: Marcos Ermínio)
Zeca do PT e Luiza Ribeiro (PPS) fazem parte da tropa de choque que tenta salvar o mandato do Bernal (Foto: Marcos Ermínio)

Líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador Marcos Alex (PT), fez um discurso veemente contra a cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), e prometeu defendê-lo nem que seja na ONU (Organização das Nações Unidas).

O julgamento de Bernal está previsto para as 14h desta quarta-feira (12). Como ele foi notificado ontem à noite, ao desembarcar de um voo vindo de Brasília (DF), toda a formalidade para realizar a sessão foi cumprida, segundo o presidente da Câmara, Mario Cesar Oliveira (PMDB).

Alex recorreu a uma sentença do juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David Gomes Filho, para destacar que não há irregularidade contra o prefeito. O petista ignorou a investigação feita pela própria Câmara, pareceres do Tribunal de Contas do Estado e outra denúncia feita pela MPE (Ministério Público Estadual).

“Não se pode infringir a democracia, já que o próprio Judiciário decidiu pelo arquivamento das denúncias”, frisou o petista. Ele disse está conversando com alguns vereadores. No entanto, ressaltou que só vem conversando com quem vale a pena.

Cotado para assumir a Secretaria de Governo, Alex quer fazer de tudo para evitar cassação (Foto: Marcos Ermínio)

Dos 29 vereadores, a oposição diz contar com o voto certo de 19 pela cassação, enquanto os aliados dizem contar com sete. Cinco vereadores podem mudar de lado e estão sendo assediados pelos dois lados.

“Quem está convicto com aquilo que faz, não pode ter medo”, frisou o petista. “Vamos defender o mandato (do prefeito) nem que seja na ONU, porque o povo decidiu pelo Bernal em dois turnos, porque tiveram 20 anos para resolver os problemas e com um ano e três meses querem fazer julgamento”, destacou.

Depois de mudar de lado, de ferrenho opositor para aliado mais entusiasmado, Paulo Pedra (PDT) também aposta que o prefeito ganhará a batalha amanhã. “Vamos ganhar no voto, está comprovado que não há crime algum cometido pelo prefeito”, frisou o pedetista, que passou a ver a inocência de Bernal após nomear o presidente da Emha (Agência Municipal de Habitação).

Mario Cesar diz que formalidades foram cumpridas (Foto: Marcos Ermínio)

Líder do PT, o vereador Zeca Do PT fez um discurso mais realistas. “Tem problema na administração do Bernal, tem. Mas se fosse cassar, tinha que cassar os Trad 20 vezes”, discursou o petista. No entanto, durante a administração do antecessor de Bernal, o petista, que foi governador por dois mandatos, nunca apresentou pedido de cassação de Trad nem do governador André PUccinelli (PMDB), que também administrou a Capital por duas vezes.

Um dos alvos da oposição e base aliada, o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), fez mistério sobre o voto amanhã. Ele disse que vai analisar bem antes de anunicar. O parlamentar votou a favor de Bernal na abertura da Comissão Processante. Carlão chegou a cobrar uma secretaria de Bernal para continuar com a mesma oposição, mas o prefeito não nomeou nenhum apadrinhado seu nem para o segundo escalão.

Nos siga no