Política

Pesquisa mostra que 80% não têm candidato a vereador

Redação | 02/06/2008 06:16

A pesquisa do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul Ltda) sobre o cenário para as eleições municipais de 2008 em Campo Grande realizada no fim de maio apontou que a maioria expressiva dos eleitores, quando indagados sobre em quem gostariam de votar para vereador, ainda não tem candidato ou preferiu não revelar o nome.

Dos entrevistados, 80,33% respondeu que não sabiam ou não queriam dizer quem é o escolhido para ocupar uma das 21 vagas na Câmara de Vereadores.

Os nomes citados pelos que responderam à pergunta somam 104, confirmando a indefinição do eleitorado. Se fosse essa a lista válida para escolher os novos vereadores de Campo Grande, ela teria entre os eleitos deputados estaduais, federais, e até um ex-vereador que foi um dos pivôs de um escândalo de exploração sexual, Robson Martins, que aparece na lista como filiado ao PMDB.

Na relação, o líder em citações é o radialista e advogado Alcides Bernal, do PP, que tentará novo mandato. Ele aparece com 2,13% das citações. Na seqüência vem o também vereador Vanderlei Cabeludo (PMDB), lembrado por 1% dos eleitores. O terceiro colocado é o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), empatado com o vereador Cabo Almi, do PT, com 0,87%.

Depois aparece a vereadora Magalli Picarelli (PMDB), que foi lembrada por 0,7% dos eleitores. O presidente da Câmara dos Vereadores, Edil Albuquerque (PMDB), cotado para ser o candidato a vice na chapa do prefeito Nelson Trad Filho, recebeu 0,60% dos votos, mesmo percentual dos deputados federais Antônio Cruz (PP), Dagoberto Nogueira (PDT) e do Airton Saraiva (DEM).

A relação, na ordem de aparição, seria completada com os nomes do atual vereador Ribeiro (PMDB), o ex-vereador Poppi (PR), o vereador Paulo Siufi (PMDB), o vereador Marcelo Bluma (PV), o vereador Alex do PT, o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), o vereador Paulo Pedra (PDT), o pastor Raimundo Menezes (PRB), o vereador Critovam Silveira (PSDB), a vereadora Grazielli Machado (PR), o ex-vereador Robson Martins (PMDB), o deputado Youssif Domingos (PMDB) e a vereadora Thaís Helena (PT).

Espontânea para vereador(a)

Nestas eleições municipais, em quem você gostaria de votar

para vereador(a), se as eleições fossem hoje?

(21 nomes melhor colocados)

estabelecidos sobre 1500 observações.

A pesquisa sobre o cenário para as eleições de outubro foi feita pelo IPEMS em parceria com o Campo Grande News e a Rádio Capital FM, consultou 1,5 mil pessoas acima dos 16 anos e está registrada na Justiça Eleitoral com o número 178/2008.

 

Nos siga no Google Notícias