Política

Pesquisa indica primeiro segundo turno em 16 anos

Marta Ferreira | 30/09/2012 10:47
Edson Giroto e Alcides Bernal: empate técnico em Campo Grande. (Foto: Montagem)
Edson Giroto e Alcides Bernal: empate técnico em Campo Grande. (Foto: Montagem)

A uma semana da votação, pesquisa de intenções de voto divulgada pelo Jornal de Domingo aponta empate técnico em Campo Grande entre Alcides Bernal (PP) e Edson Giroto (PMDB), com vantagem para o progressista. Os números indicam que, pela primeira vez em 16 anos, haverá segundo turno nas eleições na Capital.

O levantamento do Instituto Atlas foi feito entre os dias 24 e 27 de setembro e registrado com o número MS-00241/2012 na Justiça Eleitoral. 

Conforme o resultado, Bernal tem 35,32% das intenções de voto e Edson Giroto (PMDB) 30,36%. Considerando a margem de erro, de 4,4 pontos percentuais para cima ou para baixo, têm-se o quadro de empate técnico.

Reinaldo Azambuja (PSDB) aparece com 12,9% e Vander Loubet (PT) surge com 6,15% das intenções de voto. Os outros três candidatos  na disputa aparecem na pesquisa atrás da opção “branco/nulo”, escolhida por 4,17% dos entrevistados.

Sidney Melo, do PSOL, foi apontado como candidato de 0,6% dos ouvidos, mesmo percentual de Marcelo Bluma, do PV. Suél Ferranti, do PSTU, tem percentual zero. De acordo com a pesquisa divulgada, 9,9% não souberam ou não responderam.

A pesquisa não fez levantamento relativo a um eventual segundo turno, sob a alegação de que a metodologia exigida pela Justiça Eleitoral cobra o cruzamento dos nomes de todos os candidatos, o que poderia ser cansativo e induzir a erros.

Nos siga no