Política

Pesquisa aponta Nelsinho como principal rival de Delcídio em 2014

Leonardo Rocha | 22/09/2013 10:52
Delcídio terá Nelsinho como seu principal adversário (Foto: Arquivo)
Delcídio terá Nelsinho como seu principal adversário (Foto: Arquivo)
Nelsinho terá que "virar o jogo" em seu principal reduto eleitoral (Foto: Arquivo)

Levantamento feito pelo Instituto Companhia de Pesquisa entre os dias 14 e 18 de setembro em Campo Grande coloca o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) como o principal rival do senador Delcídio do Amaral na disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul em 2014.

Na pesquisa, Delcídio aparece com 48% das intenções de votos contra 40% de Nelsinho. Do total, 6% das pessoas não souberam responder e 7% não votariam em nenhum deles. A consulta foi feita com 633 pessoas de forma aleatória na zona urbana de Campo Grande, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em um segundo cenário, a vitória de Delcídio seria mais fácil. Na disputa do senador com o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), o petista teria 52% contra apenas 33% de Azambuja. 

Caso esta disputa tenha três candidatos em 2014, o cenário político seria mais apertado. Delcídio aparece na pesquisa com 38%, seguido por Trad com 34% e Reinaldo com apenas 18%. Como o levantamento foi feito na Capital, Nelsinho terá que “virar o jogo” em seu principal reduto político, para depois disputar no interior do Estado.

Estável – O governador André Puccinelli (PMDB) continua com um índice de aprovação de seu mandato estável, sem grandes alterações em relação aos meses anteriores.

Na última consulta, 55% dos entrevistados definiram o governo como ótimo e bom e agora este índice subiu para 56%. Em relação ao seu percentual de rejeição, este permaneceu em 16% de pessoas que optaram que sua administração está ruim ou péssima.

Pior da história – Já o prefeito Alcides Bernal (PP) tem o pior índice de aprovação da história de Campo Grande, com apenas 28% dos entrevistados considerando a administração ótima ou boa. Na última pesquisa, havia sido registrada aprovação de 36%.

Em relação à rejeição, Bernal aumentou seu percentual, antes tinha sido apurado que 26% das pessoas definiam seu mandato como péssimo ou ruim e o novo levantamento apontou 31%. Outro dado que chamou atenção é que apenas 9% do público da região central de Campo Grande consideram sua gestão ótima ou boa.

Em relação a um possível processo de cassação, o prefeito tem números mais favoráveis, de acordo com a pesquisa 58% dos entrevistados são contra a cassação de Bernal e 34% são a favor da sua saída antes do final de seu mandato. Nesta análise 5% não sabem ainda o que pensar e 2% preferiram não opinar. Este levantamento realizado pela Companhia de Pesquisa foi publicado na edição de hoje do Jornal de Domingo.

Nos siga no