Política

Parques podem ter academias ao ar livre adaptados para deficientes

Projeto foi aprovado e segue para sanção do governador

Leonardo Rocha | 06/04/2017 13:25
Deputados aprovaram o projeto em segunda votação, na sessão desta quinta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovaram o projeto em segunda votação, na sessão desta quinta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que obriga os novos parques, praças e locais públicos, destinados ao lazer, que tenham a disposição academias ao ar livre, com aparelhos adaptados para pessoas com deficiência física. A proposta segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O governo estadual poderá fazer convênios com as prefeituras, empresas privadas e entidades ligadas a este público, para a instalação destes aparelhos e área de lazer, com toda a estrutura para prática de exercícios, com a devida adaptação.

Também haverá a preocupação para que esta área possa ser usada por pessoas com eficiência auditiva, visual, motora, intelectual ou sensorial. Pode haver uma prestação de assessoria técnica e elaboração de projetos neste sentido.

A autora do projeto, a deputada Antonieta Amorim (PMDB), ressalta que a intenção é atender as estas pessoas com deficiência que moram em Mato Grosso do Sul e que precisam ter esta prática de exercício e contato com a natureza, nos parque e praças dos municípios.

"Muitas cidades do Estado já possuem espaços desportivos destinados a deficientes físicos, de forma que se faz necessário disciplinar esses procedimentos, para que todos possam se beneficiar deste ambiente", justificou. Ela adianta que o local será um "espaço terapêutico" e de inclusão social.

Nos siga no