Política

Para vereador montar "time", Câmara cancela exonerações

Redação | 12/01/2009 08:37

Depois de demitir cerca de 300 comissionados no fim do ano, a Câmara Municipal de Campo Grande abre a semana cancelando 28 exonerações. "Precisamos continuar trabalhando. Cada vereador escolhe o seu time", explica o presidente da Casa, vereador Paulo Siufi (PMDB), que assumiu prometendo cortar gastos e reduzir em até 15% o total de comissionados.

Os vereadores têm direito a contratações, portanto o serviço público serve de moeda de troca, principalmente, durante as campanhas eleitorais.

De acordo com Paulo Siufi, a exoneração de alguns nem chegou a ter validade. "Estão todos trabalhando", garante.

A Câmara possui 70 funcionários efetivos. Segundo Siufi, um levantamento vai definir o número de comissionados, porém, lembra que os parlamentares têm autonomia para as contratações. "Estou repensando as contratações dos comissionados ligados à presidência", afirma.

A despesa mensal do legislativo municipal gira em torno de R$ 525 mil, sendo o maior gasto com pessoal.

Cada gabinete tem R$ 16,8 mil mensais para despesas gerais. Na Câmara, são 21 vereadores. Neste começo de 2009, o poder Executivo foi mais enérgico: o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) determinou que cada secretaria reduza em 30% o número de comissionados.

Nos siga no Google Notícias