Política

Para pressionar Bernal, Câmara deve reduzir poder sobre orçamento

Paula Maciulevicius e Fabiano Arruda | 19/12/2012 11:25
A favor da redução, vereador Carlão diz que se houver conversa entre Bernal e Câmara, pode mudar o voto. (Foto: Arquivo/Minamar Júnior)
A favor da redução, vereador Carlão diz que se houver conversa entre Bernal e Câmara, pode mudar o voto. (Foto: Arquivo/Minamar Júnior)

A Câmara Municipal vota agora pela manhã a emenda que reduz de 30% para 5% a abertura de créditos adicionais a serem utilizados pela administração municipal no orçamento de 2013. A decisão foi tomada durante reunião nesta manhã, antes do início da sessão e os vereadores sinalizam de que vão aprovar pela redução da autonomia do prefeito eleito, Alcides Bernal (PP).

O vereador Airton Saraiva (DEM) explicou que votar pelos 5% é uma prerrogativa da Câmara e exemplificou que quando o atual prefeito, Nelsinho Trad (PMDB) assumiu o mandato, procurou a Câmara pedindo pelos 30% do índice de abertura de créditos adicionais para que pudesse governar. Segundo o vereador, não houve esse diálogo com o prefeito eleito, Alcides Bernal.

Saraiva disse que falou com Bernal por telefone ontem, mas ainda assim segue afirmando que ele não pediu para manter os 30% e não conversou com os vereadores. Saraiva declarou que a Câmara tem autonomia para baixar o índice e negou que a aprovação da redução fosse retaliação ao prefeito eleito por não ter procurado a Câmara.

A votação em consenso pode ser interpretada como manobra para que Bernal se reúna com a Câmara. Dizendo que não seria o “traíra”, o vereador Carlos Augusto Borges (PSB) afirmou que decidiu votar pelos 5%, conforme o decidido pela maioria, mas deixando claro que a emenda será aprovada em primeira votação e que se de hoje para amanhã, Bernal convocar os vereadores e dizer que precisa dos 30%, Carlão assegurou que pode mudar o voto.

Carlão também fez comparação, descrevendo que Nelsinho sempre conversou com os vereadores e que inclusive esteve na Câmara nesta quinta, conversando com vereadores da oposição. “Ele deixou projetos a serem votados e até agora o Bernal não conversou com ninguém”.

A emenda deve passar para segunda votação nesta quinta-feira.

Nos siga no