Política

Para indecisos, propostas eleitorais mostram Capital na versão 2017 a 2020

Aline dos Santos | 28/10/2016 12:05
Promessa é de cidade moderna, transparente, inclusiva e com moralidade na gestão. (Foto: Marcos Ermínio)
Promessa é de cidade moderna, transparente, inclusiva e com moralidade na gestão. (Foto: Marcos Ermínio)

A Campo Grande modelo 2017 a 2020 aparece como uma cidade moderna, transparente, inclusiva e com moralidade na gestão. Nas vésperas das eleições, o Campo Grande News destaca os planos de governo apresentado pelos candidatos à Justiça Eleitoral para auxiliar quem ainda está indeciso.

Com 22 páginas, a proposta de Marquinhos Trad (PSD) é recolocar Campo Grande nos trilhos. Rose Modesto (PSDB), que apresentou plano com 74 páginas, promete uma cidade democrática, moderna e inclusiva.

Apesar de serem concorrentes, as propostas convergem em pontos como transparência, aumentar efetivo da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e ampliar vagas nas creches. Os temas também são similares – saúde, educação, emprego, cultura, esporte, turismo. No caso da candidata, as políticas públicas para a mulheres têm capítulo em específico. Ambos também não indicam a fonte de recursos. Na reportagem, as propostas são apresentas por ordem alfabética.

A cidade de Marquinhos -“Ninguém governa sozinho, ninguém é dono da verdade, uma cidade não tem dono, ela é do povo”. A afirmação do candidato do PSD abre seu plano de governo. Dentre os planos para a saúde, estão ampliação da cobertura do programa Saúde da Família, aplicativo para que o paciente tenha comunicação direta com secretaria e construção de laboratório municipal do controle de qualidade de água.

Na educação, ganham projeção propostas de construção e reformar de escolas e Ceinfs (Centro de Educação Infantil), garantia de entrega de kits escolares e criação de programas para melhorar os índices de qualidade no ensino.

Marquinhos cumprimenta eleitor durante campanha. (Foto: Alcides Neto)

O verbo criar se repete por diversas vezes no plano de governo. Como a criação do programa “Meu terreno, minha casa” no setor de habitação; da polícia metropolitana, a partir da reestruturação da Guarda Municipal; de programa de auxílio para adolescentes entre 15 e 17 anos a área de assistência social; além do canal “Fala prefeito”.

Nos temas mobilidade urbana e meio ambiente, o candidato promete aumentar o efetivo de agentes de trânsito, revisar a hierarquização viária, ampliar ciclovias e solucionar os problemas no resíduo da construção civil. A Cultura teria projeto itinerante com apresentação de artistas nacionais e contratação de artistas locais para inaugurações e grandes eventos da prefeitura.

As propostas ainda incluem reformar parques, expandir as academias ao ar livre e tornar a cidade Capital do Turismo de Eventos.

A cidade de Rose - “O desejo de mudar Campo Grande é um grande desafio, mas é estimulante quando não estamos sós, quando queremos fazer juntos, quando se deseja somar e multiplicar e, principalmente, quando o espírito se sobrepõe ao individualismo e à tradição excludente”. Com essa frase de abertura, a candidata do PSDB traz um plano de governo em que faz um diagnóstico da situação atual e as propostas de resolução.

Dentre os planos para a saúde, estão buscar parcerias para zerar as filas de exames e cirurgias; e aumentar o número de médicos e garantir sua presença nos postos de saúde. Na educação, o maior gargalo seria a oferta de creches para as crianças de 0 a 3 anos. As ações prometidas são: aumentar as escolas em tempo integral e política de valorização do magistério.

Na segurança, as propostas são aumentar o efetivo da Agetran e Guarda Municipal; garantir junto ao governo do Estado a ampliação do contingente de Policiais Militares e Civis para Campo Grande e implantar um gabinete de gerenciamento de crises.

Rose abraça eleitora durante campanha. (Foto: Alcides Neto)

O termo implantar foi bastante utilizado no plano de governo, abarcando também a adoção de um modelo de gestão baseado na transparência de ações e de um plano emergencial de equilíbrio das contas públicas.

Nas áreas de desenvolvimento econômico, turismo e meio ambiente, há propostas para rever lei de incentivos vigente, realizar inventário dos lotes concedidos nos polos empresariais, reestruturar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, controlar a população de capivaras na área urbana do município e oferecer apoio aos pequenos e médios produtores rurais, que formam o cinturão verde da cidade.

No tópico sobre as ações para o sexo feminino, constam o mapeamento de mulheres com deficiência, cadastrando-as num sistema único de acesso rápido a serviços de acolhimento (denúncias por mulheres surdas/mudas e cegas); realização de campanhas de prevenção sobre uso de álcool e drogas e de orientação sobre direitos sexuais.

No quesito mobilidade urbana, as propostas são de ampliar as ciclovias, identificar os pontos críticos de acidentes e readequar as vias, além de rever a política de estacionamento no centro da cidade. O plano de governo anda inclui conclusão do Centro de Belas Artes e reforma do Teatro do Paço.

Nos siga no