Política

Para Fábio Trad, assassinato de mulheres deveria ser tipificado no Código Penal

Nadyenka Castro | 13/06/2013 21:58
Deputado defende a tipificação da violência contra a mulher no Código Penal. (Foto: Divulgação)
Deputado defende a tipificação da violência contra a mulher no Código Penal. (Foto: Divulgação)

Para o deputado federal Fábio Trad (PMDB), o assassinato de mulheres deveria ser tipificado no Código Penal, tendo em vista que, segundo ele, números apontam que ‘elas’ são mortas simplesmente por serem do sexo feminino.

Conforme o Mapa da Violência, entre os anos de 1980 e 2010, 92 mil mulheres foram violentamente assassinadas no Brasil, das quais, 43.700 somente na última década. Os números levam para um “feminicídio”, ou seja, a generalização do crime de gênero. E isso significa que a mulher é assassinada tão somente por ser mulher.

“Nem sequer qualificado na lei penal brasileira, o feminicídio, ou feminicídio, desconhece limites geográficos, níveis culturais ou classes sociais, expandindo sua virulência silenciosa, que só repercute na mídia quando a atrocidade explode os limites bestialidade”, afirmou o deputado.

O parlamentar continua. “Porém, muito mais importante e urgente do que dicionarizar o termo, é tipificar o feminicídio no Código Penal como um crime específico, como já acontece no México e no Chile, onde é descrito como assassinato intencional de mulheres por homens, em função de seu gênero, em meio a formas de dominação e exercício de poder e controle”, sugeriu o deputado sul-mato-grossense.

Nos siga no