Política

Novo Prodes amplia acesso a incentivos fiscais para pequenos empresários

Após 20 anos, texto é reformulado com a promessa de triplicar número de projetos entregues na pasta

Gabriela Couto e Nyelder Rodrigues | 15/10/2021 11:43
Novo Prodes foi sancionado na Câmara Municipal, nesta sexta-feira. (Foto Henrique Kawaminami)
Novo Prodes foi sancionado na Câmara Municipal, nesta sexta-feira. (Foto Henrique Kawaminami)

Foi sancionada hoje (15), a nova lei do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande). O prefeito Marquinhos Trad (PSD) participou de uma solenidade na Câmara Municipal para assinar o documento que coloca o texto em vigor. 

A medida moderniza a lei criada há 20 anos e dá mais celeridade ao processo. O secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Rodrigo Terra, explica que o apoio aos pequenos e microempreendedores será ampliado. 

"A porcentagem da isenção vai depender de avaliação técnica da Câmara e da Codems. Quanto mais emprego gerar, quanto maior o investimento, maior a isenção", completa Terra.

Diferente do que pode parecer de pronto, a concessão de isenção acaba aumentando a receita, já que ela abre portas para novos negócios que ainda não existiam. "Isso impulsiona a receita da prefeitura e faz economia gerar, dinheiro rodar e, no final das contas, a prefeitura arrecadar mais com impostos", frisa o secretário, acreditando que a abertura para mais empresas deve triplicar a procura ao Prodes. 

O secretário de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, mostrou otimismo com a nova lei. "Difícil estimar o impacto que isso vai trazer à cidade, mas é óbvio que ele será positivo. Esperamos que a procura pelo Prodes seja positiva, pois estamos estimulando os empresários, sobretudo os que estão em Campo Grande e querem ampliar os negócios. Melhor de tudo que tudo e feito sem custo para a Prefeitura." 

Para o prefeito, o novo Pordes irá ajudar a economia nesse momento pós-pandemia. "Pandemia avassalou classe média e pobres, os grandes só ganharam. Não tem nada a ver com ser de esquerda, direita, centro. É ser por Campo Grande. Ninguém está tirando nada de ninguém, só oportunizando direitos a todos". 

Prefeito Marquinhos Trad (PSD) durante lançamento do novo Prodes. (Foto Henrique Kawaminami)

Um dos motivos apontados pelo prefeito para a baixa procura de pequenos empreendimentos no Prodes é que eles precisavam contratar consultores para elaborar projeto, o que inviabilizava a busca por incentivo fiscal. Agora, isso não é mais necessário. 

"Se você bobear, vem alguém com uma Drogasil e te envelopa. Tá ficando chato, os pequenos estão sumindo", apontou Marquinhos para falar sobre a importância de manter e incentivar os menores empreendimentos. 

Um dos beneficiados com o programa, é o empresário Alexandre Barbosa. "Ajuda muito a gente, porque precisamos de espaço físico e não conseguimos isso em outros lugares", destacou.

Nos siga no