Política

No interior, Copa do Mundo muda horários de funcionamento das Câmaras

Bruno Chaves | 06/07/2014 16:28
No interior, Copa do Mundo muda horários de funcionamento das Câmaras

Depois do caso de dois vereadores de Antônio João que faltaram sessões da Câmara Municipal para acompanhar o jogo entre França e Nigéria repercutir em Mato Grosso do Sul, o Campo Grande News conversou com vereadores para saber do efeito da Copa nos trabalhos do Legislativo. Os parlamentares garantem que fizeram adaptações no expediente para evitar prejuízos.

Em entrevista anterior à reportagem, o presidente da Câmara do município distante a 279 quilômetros da Capital, KamilHazime (PP), revelou que no dia em que Marcelo Oliveira (PMDB), 31 anos, e Thiego Holosbach (DEM), 27, estavam em Brasília vendo a França e a Nigéria jogarem futebol, o Legislativo de Antônio João não teve quórum. Apenas Kamil e outro colega ocuparam o plenário. O impacto da da falta dos vereadores foi ainda maior porque Marcelo e Thiego protagonizaram cenas inusitadas com uma mulher seminua.

Entretanto, a situação em cidades como Paranaíba, Bodoquena, Dourados e Três Lagoas foi diferente. Presidente da Casa de Leis de Dourados, Idenor Machado (DEM), revelou que o expediente no local é das 7h às 13h e na última segunda-feira (30) a sessão foi transferida para não afetar o desempenho da Câmara.

Em Três Lagoas, de acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, o expediente funciona das 7h às 13h para uns e das 11h às 17h para outros. Em dias de jogos do Brasil a tarde, funcionários do período vespertino cumpriram horário durante a manhã. Já na segunda-feira em que o jogo do Brasil foi ao meio-dia, decreto votado em plenário adiantou a sessão para às 9h, com a intenção de não prejudicar o desempenho do serviço.

Em Bodoquena, conforme o vereador Arsênio Martins (PT), o expediene é cumprido das 7h30 às 12h. "Aqui em Bodoquena não atrapalhou", disse. Na última segunda-feira, os trabalharam foram encerrados com 30 minutos de antecedência e a sessão teve início às 9h.

Em Paranaíba, onde o Legislativo funciona entre 7h30 e 11h30, as sessões foram normais, informou a vereadora Maria da Graça (PDT). "A tarde a Câmara nao abre. Por isso os jogos não atrapalharam em nada. Quando tivemos uma sessão na terça-feira de jogo, ela foi transferida para às 9h da manhã do outro dia", disse.

Nos siga no