Política

No dia da Conscientização Cardiopatia Congênita, deputado realiza campanha na AL

Helton Verão | 12/06/2014 14:30
Deputados e todo prédio da Assembleia receberam botons em azul e vermelho para celebrar o dia
Deputados e todo prédio da Assembleia receberam botons em azul e vermelho para celebrar o dia

Hoje, 12 de junho, é celebrado em Mato Grosso do Sul o dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita. O criador da lei, o deputado Márcio Fernandes, realizou ação hoje durante a sessão da Assembleia Legislativa e em todo prédio do legislativo estadual.

Foram distribuídos botons em azul e vermelho, símbolo da campanha.

A cardiopatia congênita é a anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Uma a cada 100 crianças nascidas vivas tem algum defeito no coração, porém em algumas crianças isto só é descoberto anos mais tarde.

A lei criada por Fernandes, estabelece que todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao exame dentro da sala de parto. O Estado arcará com os custos do exame de oximetria de pulso.

Mato Grosso do Sul, alias o primeiro estado a criar a lei estadual.

“É simples, barato e que toda maternidade deve oferecer o exame. Se descoberto, aumenta a chance de uma vida saudável em até 99%”, comenta o deputado.

O aparelho que realiza o exame do “coraçãozinho” tem um custo estimado de R$ 800, baixo se pensar em estrutura hospitalar.

A representação da Assistência à Criança Cardiopata, Pequenos Corações, deixa a disposição um telefone de contato para dúvidas e esclarecimentos sobre a cardiopatia congênita, (67) 9929-4962.

Nos siga no