Política

Nelsinho diz que projeto do IPTU ficará pronto na segunda-feira

João Humberto e Aline dos Santos | 10/12/2010 19:25

Prefeito disse que reajuste não ficará aquém do cobrado neste ano

Nelsinho Trad participou hoje da diplomação dos eleitos em 3 de outubro. (João Garrigó).
Nelsinho Trad participou hoje da diplomação dos eleitos em 3 de outubro. (João Garrigó).

Na solenidade de diplomação dos eleitos em 3 de outubro, que está acontecendo no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) disse que o projeto com os novos valores do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) ficará pronto na segunda-feira (13), para que os vereadores possam analisar ainda na semana que vem.

Nelsinho frisou que o reajuste não será muito diferente do percentual decretado no ano passado, com variações de 7,5% a 8%. Para manter o elevado índice de adimplência, a prefeitura aposta nos prêmios e para estimular o pagamento à vista continuará fazendo sorteios especiais para os que optarem pela quitação.

“Deve haver muita parcimônia na questão do reajuste, mas não será diferente muito diferente do valor cobrado hoje”, afirmou o prefeito.

Taxa de água e esgoto - Sobre o reajuste de 8,91% no tarifa dos serviços de água e esgoto em Campo Grande, autorizado na semana passada com validade para janeiro de 2011, e que virou polêmica nos legislativos municipal e estadual, Nelsinho esclarece que os vereadores têm realmente o dever de fiscalizar o que acontece, mas “quem não deve, não teme”.

O vereador Paulo Pedra (PDT) apresentou à Casa uma proposta de decreto legislativo sustando a autorização dada pela prefeitura, com a assinatura de outros três vereadores (Alcides Bernal, Clemêncio Ribeiro e Loester Nunes).

A manifestação de Pedra provocou uma reação irritada do presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB). Em aparte, o vereador destinou suas críticas ao deputado Marquinhos Trad (PMDB), que na sessão de terça-feira levantou a polêmica sobre o reajuste para os serviços de água e esgoto, ao apresentar requerimento à Assembleia Legislativa pedindo explicações à Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados sobre o reajuste permitido à Águas.

Na Câmara foi aprovado por unanimidade requerimento para convocar o diretor executivo da concessionária Águas Guariroba, José João da Fonseca, e o presidente da agência de regulação, Marcelo Amaral, a justificar o reajuste dos serviços de água e esgoto. O objetivo é discutir o aumento da tarifa às 8 horas do dia 15 de dezembro.

Nos siga no