Política

Nelsinho faz palestra no Ministério da Previdência sobre empreendedorismo

Aline dos Santos | 31/05/2012 12:59

Campo Grande é destaque nacional na política em prol da formalização de empreendimentos e abertura de empresas individuais

Prefeito fez palestra em Brasília a convite de ministro.
Prefeito fez palestra em Brasília a convite de ministro.

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), fez palestra hoje no Ministério da Previdência, em Brasília, sobre as boas práticas adotadas pela administração municipal para facilitar o atendimento aos micro e pequenos empreendedores. A palestra foi a convite do ministro Garibaldi Alves.

Nelsinho foi convidado por ser destaque nacional na política adotada em prol da formalização de empreendimentos e abertura de empresas individuais. Desde a entrada em funcionamento do Portal do Empreendedor do governo federal, Campo Grande já cadastrou 18.667 empresas individuais, de um total de 40.467 em todo o Mato Grosso do Sul.

“Ele é prefeito exemplar em matéria de empreendedorismo. Faço um apelo para os demais prefeitos para que sigam este exemplo”, afirmou o ministro.

O presidente do Sebrae, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, apontou a postura da prefeitura de Campo Grande como exemplar.

Em 2009, a prefeitura regulamentou a Lei Geral do Empreendedor Individual. De forma paralela, a secretaria municipal de Receita realizou o primeiro levantamento das atividades informais, identificando 23.733 empreendimentos.

Para combater a informalidade, foi realizada a campanha “Empresa Formalizada, Empresa Cidadã”, com destaque aos auxílios previdenciários: aposentadoria, salário-maternidade e pensão por morte.

O projeto facilita a abertura de empresas, possibilitando a consulta prévia e o agendamento on-line de vistorias necessárias. Já a implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica surgiu para facilitar a emissão do documento fiscal nas empresas e a substituição das tradicionais notas fiscais de serviços impressas.

Desde a entrada em funcionamento da NFS-e, foram emitidas 8.049.771 notas eletrônicas e 22.291 empresas autorizadas a utilizar o sistema.

Nos siga no